MENU

Luta dos grevistas da Comcap foi exemplo para os trabalhadores brasileiros

Em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (1º), os trabalhadores e as trabalhadoras da Comcap decidiram encerrarar a greve iniciada há 15 dias contra a terceirização de parte da companhia

Publicado: 01 Fevereiro, 2021 - 15h23

Escrito por: Redação CUT

SINTRASEM
notice
.

Em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (1º), os  trabalhadores e as trabalhadoras da Comcap decidiram encerrarar a greve iniciada há 15 dias contra a terceirização de parte da companhia.

Para a direção do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem), foi uma greve histórica e categoria encerra mobilização com a certeza de que a luta vale a pena. Para os sindicalistas, a paralisção serve de exemplo à classe trabalhadora em todo o país.

Foram 15 dias de mobilização intensa, sob fortes ameaças individuais aos trabalhadores e também à organização sindical.que conseguiu levar milhares de pessoas às ruas neste domingo (31) e em outros dias de janeiro, mesmo debaixo de tempestade ou sol forte.

“Mas nossa categoria é forte. Não caímos em armadilhas, não cedemos a ameaças e não nos desmobilizamos diante de ataques rasteiras da mídia submissa a Gean ou da violência da Justiça”, diz nota do sindicato se referindo ao prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, do DEM.

A nota segue dizendo que “a luta só começou”.

De acordo com os sindicalistas, a Prefeitura que continuava negando até mesa de negociação, recuou após o gigantesco ato das familias neste domingo e recebeu a comissão dos trabalhadores ontem à noite.

“Encerramos a greve em assembleia nesta segunda-feira com a garantia de que nenhum trabalhador sofrerá punições (incluindo temporários) ou descontos salariais, com direito a reposição fora do horário”, diz trecho da nota que segue afirmando que a portaria que cria uma comissão para abrir processos administrativos está sendo revogada.

A nota do sindicato diz, ainda, que a categoria saiu da greve com a garantia de estabilidade até o último trabalhador se aposentar e a retirada da multa milionária ao Sintrasem, que não será mais aplicada.

“Não derrubamos o projeto de Gean por inteiro. Mas é importante que saibamos sempre avaliar o cenário e preservar a categoria”, diz a nota se referindo ao PL de terceirzação aprovado pela Câmara dos Vereadores.  

Os dirigentes ressaltam que a mobilização pautou a sociedade local e quebrou o discurso fajuto de que a terceirização melhoraria o serviço. “As seis empresas privadas fazendo a coleta não chegaram aos pés do serviço que a Comcap faz. Mesmo a grande mídia já tem isso como fato”, afirmam.

De acordo com a nota, o acordo coletivo da Comcap segue em vigência.

A nota ressalta também que a  lei que Gean aprovou está cheia de incoerências jurídicas. As mudanças que a prefeitura pretende vão gerar um passivo trabalhista incalculável. E afirmam que “o Sintrasem vai enfrentar em todas as frentes essa monstruosidade que Gean aprovou - seja na justiça, na mídia ou no chão do pátio junto da categoria”.

Confira a íntegra da nota.