MENU

Sismuc realiza sabatina com candidaturas à Prefeitura de Curitiba

Na ocasião, os candidatos a prefeito e vereador assinarão a carta compromisso da Confetam/CUT para as eleições municipais de 2016

Publicado: 09 Setembro, 2016 - 15h07

Escrito por: Manoel Ramires

.
notice
.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc) realiza no dia 17 de setembro uma sabatina com os candidatos à Prefeitura de Curitiba. O evento ocorre na APP-Sindicato, a partir das 15 horas, e busca aprofundar o debate com as candidaturas sobre a gestão da cidade. No evento, o sindicato vai entregar carta compromisso com o que considera essencial para administração da cidade e o fortalecimento do serviço público diante do cenário de crise. Além do documento, o Sismuc também entregará outras duas cartas compromissos. Uma delas é da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal (Confetam/CUT); a outra foi formulada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). A intenção dessas cartas é nacionalizar o debate municipal, principalmente tendo em vista alterações na organização e financiamento do serviço público.

Para a sabatina, o Sismuc convidou os nove representantes que postulam o cargo de prefeito municipal. No ofício encaminhado às campanhas, o sindicato lista cinco itens prioritários para os servidores: fortalecimento e reorganização do Instituto Curitiba de Saúde (ICS) e Instituto de Previdência Municipal de Curitiba (IPMC), compromisso com a saúde do trabalhador buscando evitar adoecimentos e melhorar condições de trabalho, debate sobre a carreira do funcionalismo público e valorização profissional, realização de novos concursos públicos e inibição das terceirizações e discussão sobre o orçamento público.

Regras

A sabatina será composta por três momentos. No primeiro, o Sismuc realiza abertura do evento, expondo o que o sindicato considera importante para melhorar a vida dos servidores municipais e atendimento à população. Na segunda parte, cinco perguntas serão feitas aos candidatos. A ordem de resposta a cada pergunta será sorteada na hora do evento. Cada candidato terá até três minutos para responder a questão. Após as perguntas realizadas pela direção do sindicato, cada candidato ainda terá outros três minutos para abordar qualquer assunto que julgue conveniente. A sabatina, destaque-se, não abrirá o microfone para perguntas da plateia. Já os pedidos de resposta a qualquer ofensa ou ataque pessoal serão analisados pelo departamento jurídico do Sismuc e concedidos ao final de cada bloco. O tempo para isso será de um minuto.

Ao fim do debate, o Sismuc entregará duas cartas compromissos da entidade. Na primeira, candidatos a prefeito assumem compromisso com a Plataforma dos Trabalhadores Municipais. Essa carta é composta por onze pontos que tratam, entre outros, de salário, carreira e condições de trabalho. Já a segunda carta traz sugestões da entidade para a administração da cidade em tópicos como políticas sociais, transparência e participação popular e combate a discriminação de raça e gênero.