MENU

Sindicalistas do Alto Sertão da Paraíba discutem Curso de Formação Política em São João do Rio do Peixe

Curso será ministrado de 14 a 16, na sede do Sindicato dos Servidores Municipais.

Publicado: 10 Setembro, 2018 - 15h03

Escrito por: Abdias Duque de Abrantes

.
notice
.

Os sindicalistas  filiados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Alto Sertão da Paraíba reuniram-se sexta-feira, na sede do  Sindicato dos Funcionários Municipais de São João do Rio do Peixe (PB). O evento foi coordenado pela presidenta do Sindicato dos Funcionários do Município de Cajazeiras (SINFUMC) e secretária da CUT,  professora Elinete Lourenço Rolim.

Durante o evento foram discutidos diversos pontos como mobilizações, representação sindical de base, avaliação das demandas sindicais, deliberações e encaminhamentos. Um tema de grande importância discutido foi sobre o Curso de Formação em Organização e Representação Sindical de Base (ORSB). O curso será ministrado nos dias 14, 15 e 16 de setembro na sede do  Sindicato dos Funcionários Municipais de São João do Rio do Peixe.

Segundo Elinete Rolim, o Curso de Formação em Organização e Representação Sindical de Base (ORSB) é uma estratégia  do Plano  Nacional de Formação  de Dirigentes da CUT e um dos instrumentos  para fortalecer o projeto sindical, bem como ampliar a representação sindical da CUT  nos locais de  trabalho.

Além de Elinete, participaram da reunião o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Bernardino Batista (SINSERMUBB), professor Hiltom Paulo Araújo Almeida; o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uiraúna, professor Edilson Anacleto David; a representante dos Servidores Públicos Municipais de Poço Dantas, professora Erivalda Paulina Deniz; o presidente do Sindicato dos Funcionários do Município de Poço de José de Moura (SINFUMP), professor Reginaldo Tavares; a  presidenta do Sindicato dos Funcionários Municipais de São João do Rio do Peixe (SINFUMSPE), Patrícia Macário; a presidenta do Sindicato de  Cachoeira dos Índios, Joelma Rolim; e o presidente do Sindicato de Carrapateira, Thiago Ferreira.

O CURSO DE GESTÃO SINDICAL

O Curso de Gestão Sindical e ORSB é uma realização das Secretarias Nacionais de Administração e Finanças e Formação da CUT Brasil, em parceria com a Escola Nordeste de Formação e as respectivas secretarias das centrais estaduais. A iniciativa tem como objetivo intensificar a luta sindical e reforçar a resistência, promovendo uma compreensão mais ampla das conjunturas gerais, gerando subsídios para a mobilização das bases e as lutas por direitos.

A abordagem do curso privilegia o debate sobre as principais questões políticas, jurídicas, administrativas e contábeis que envolvem a estratégia de gestão sindical CUTista; o aprofundamento da democratização dos processos de tomadas de decisões nas entidades, bem como potencializar a metodologia do Orçamento Participativo na gestão sindical e contribuir na consolidação de uma política de financiamento das instâncias e políticas da CUT.

Para a representante dos Servidores Públicos Municipais de Poço Dantas, professora Erivalda Paulina Deniz, um dos maiores perigos representados nesse cenário atual é o crescimento da direita no Brasil. “O ataque à democracia passa por isso”, disse ela, que demonstrou ainda preocupação com os Poderes Legislativo e Judiciário: “O Parlamento brasileiro deixou de ser um instrumento de formular políticas e propostas para o país".

Ainda para Erivalda Deniz, as consequências do golpe deverão ser prolongadas, “porque têm componentes que não estão na política, mas na ação da direita articulada internacionalmente”. Ela assinalou, com preocupação, a retomada do neoliberalismo, os ataques aos direitos trabalhistas  e ao Estado brasileiro.

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uiraúna, professor Edilson Anacleto David, o curso de ORSB é um dos instrumentos para fortalecer o Projeto Sindical, bem como ampliar a representação sindical da Central nos locais de trabalho. Um dos seus objetivos é o fortalecimento das entidades sindicais de base na atual conjuntura do país de ataques à democracia e às instituições democráticas.

Na opinião do presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Bernardino Batista (SINSERMUBB), professor Hiltom Paulo Araújo Almeida, a formação sindical é um espaço constante de construção coletiva do conhecimento dos trabalhadores e trabalhadoras. ”Entendemos que a Formação Sindical e Política deve estar sempre presente em todos os momentos e atividades das entidades sindicais. O curso expande os horizontes, conceitos, possibilita um intercâmbio de aprendizado e complementa o conhecimento que é utilizado cotidianamente nos sindicatos”, avalia Hiltom Paulo.

Para o presidente do Sindicato dos Funcionários do Município de Poço de José de Moura (SINFUMP), professor Reginaldo Tavares, a formação política é fundamental para a organização sindical de base eficiente que precisa ser desenvolvida permanentemente. “Nós temos como preocupação setores fundamentais, como a juventude, os trabalhadores da educação e a mulher trabalhadora. O local de trabalho é onde subsidia as formulações das propostas para as mais diversas categorias”, destaca.