MENU

SIMP presente em reunião com agentes comunitários de saúde

Publicado: 22 Janeiro, 2014 - 00h00

O Sindicato dos Municipários se fez presente na audiência pública realizada na Câmara de Vereadores na última sexta-feira quando foram abordadas questões relativas aos Agentes Comunitários de Saúde, como o repasse anual do Governo do Estado, popularizado como décimo quarto salário, além da participação destes trabalhadores no combate a dengue. O Simp foi representado pela diretora Cláudia Correia.
Estiveram presentes o Presidente da Câmara de Vereadores, Ademar Ornel (Dem), os vereadores Ricardo Santos (PDT), Tenente Bruno (PT), Beto da Z-3 (PT), Salvador Ribeiro (PMDB) e Vitor Paladini (PSB), “constantes parceiros e defensores de nossas pautas”, como salienta a diretora do Sindicato dos Municipários, além de representação do SINDISPREV e um grande número de ACS.
“Na ocasião foram expostas várias situações preocupantes que vão de assédio moral, demora no pagamento do incentivo estadual, vários relatos de irregularidades na realização da Lira do ano anterior, que ocasionaram enormes angústias nos trabalhadores e por fim dúvidas sobre suas atribuições”, relata Claudia Correia .
Durante a audiência foi feito contato com a Secretária de Saúde que se prontificou a receber uma comissão representativa da audiência pública na segunda-feira às 14 h. Ficando assim definido, o SIMP e a comissão dos ACS se encaminhou para a reunião onde juntamente com vereadores e SINDISPREV foram recebidos pela Secretária Arita Bergmamm e toda a coordenação da Estratégia da Saúde da Família e Vigilância Sanitária.
Conforme Cláudia, a comissão da Audiência Pública em suas diversas representações relatou as várias inquietações que assolam os trabalhadores da área assim como a falta de diálogo que culminaram neste impasse. Foram discutidos aspectos legais, técnicos e administrativos, resultando no agendamento de uma grande reunião dia 30 de janeiro com local e hora a serem divulgadas posteriormente com a convocação de todos os ACS, Secretária de Saúde e toda sua equipe, assim como vereadores, SIMP e SINDISPREV, para realizar um balaço da atividade e levantamento das dúvidas constantemente relatadas.
A equipe da secretaria foi unânime em afirmar a impossibilidade de adiamento da realização da Lira, pois, envolve várias outras equipes além de que, Pelotas já tem focos do mosquito tornando nossa cidade como área de risco.
“O SIMP se coloca como sempre a disposição para qualquer esclarecimento e acolhimento de queixas de assédio ou ameaças que possam ocorrer aos ACS decorrente deste processo”, salienta Cláudia.
Esclarecemos ainda que a representatividade sindical dos ACS é legalmente do SIMP por força da lei e também pela prática de defesa intransigente destes valorosos trabalhadores e se mantém na luta pelas pautas de reivindicações dos Agentes Comunitários de Saúde.
Fonte: SIMP