MENU

Servidores municipais, estaduais e federais intensificam pressão nos deputados contra a reforma Administrativa

Pressão ocorre em Brasília, nos aeroportos, nas redes sociais e pela ferramenta NA PRESSÃO. Faltando um ano para as eleições, servidores públicos alertam parlamentares: “quem votar, não volta”

Publicado: 05 Outubro, 2021 - 19h13

Escrito por: Redação CUT

ANA LUIZA VACCARIN/MGIORA
notice
.

Por não ter votos para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 32), a chamada reforma Administrativa, no Plenário da Câmara, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), adiou a votação para depois do feriado do dia 12 de outubro, mas os servidores públicos não estão dando trégua aos deputados que querem privatizar o serviço público, abrir brecha para a corrupção, tirar direitos conquistados pela categoria e nomear quem quiser para atender sem qualidade a população.

Leia mais: Confira as 7 principais mentiras do governo sobre a PEC 32

A luta contra a PEC 32 é diária e acontece nos aeroportos das cidades onde os parlamentares moram, como ocorreu nesta terça-feira (5) em Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e em Brasília (DF), onde os deputados chegam as terças e de onde saem, geralmente às quinta-feiras.

Acontece também nos redutos eleitorais dos deputados e por meio de outodoors, como colocados em cidades do Rio Grande do Sul denunciando quem votou a favor da proposta, além das redes sociais e do NA PRESSÃO, ferramenta usada para mandar mensagens para os deputados.

Nesta terça-feira, um grupo de servidoras e servidores públicos do Paraná madrugou no Aeroporto Afonso Pena para pressionar os parlamentares que embarcaram para Brasília a votar contra a PEC 32, também chamada pelos trabalhadores de PEC da Rachadinha.

APP-SINDICATOAPP-SindicatoAPP-Sindicato

Aeroporto Afonso Pena (PR)

Desde as primeiras horas da manhã, o Aeroporto Internacional de Fortaleza - Pinto Martins, no Ceará, ficou colorido com as cores da luta, que não é só pelos servidores públicos municipais, estaduais e federais, é também pelo direito dos brasileiros e brasileiras a um serviço público de qualidade.

E esse serviço corre o risco de ser destruído se a PEC for aprovada, disseram os manifestantes aos deputados do estado que estavam embarcando para Brasília. Eles também foram alertados: “Se votar, não volta”.

TARCÍSIO AQUINOTarcísio AquinoTarcísio Aquino

Aeroporto Internacional de Fortaleza

Mais uma forte mobilização contra a PEC 32 foi realizada no Aeroporto Internacional de Brasília, onde servidores municipais, estaduais e federais do DF e também vindos em caravanas de várias cidades do Brasil alertaram os deputados cantando o slogan: Quem votar, não volta”, em referência aos votos que perderão nas eleições do ano que vem.

CUT-DFCUT-DFCUT-DF

Aeroporto Internacional de Brasília

As Confederações Nacionais dos Trabalhadores nos Seviços Públicos Municipal (Confetam), Federal (Condsef) e da Educação (CNTE) reuniram centenas de profissionais da área, professores e servidores públicos no aeroporto de Brasília em ato que começou as 7h com o mesmo objetivo: pressionar deputados contra a PEC 32, que irá causar o desmonte dos serviços públicos para a população, caso seja aprovada.

Agentes de saúde lutam pelas PECS 14 e 22

A presidenta da Confetam, Jucélia Vargas, comanda as delegações de dirigentes da entidade, das federações estaduais filiadas e dos sindicatos de servidores públicos municipais CUTistas que estão em Brasília lutando para derrotar a Reforma Administrativa e também para aprovar as PECS 14 e 22, que garantem aposentadoria especial e piso de dois salários mínimos para agentes de saúde e de combate a endemias, respectivamente.

As PECS 14 e 22 foram discutidas hoje (5) em Audiência Pública realizada na Câmara dos Deputados para comemorar o Dia Nacional dos Agentes de Saúde, celebrado em 4 de outubro. Na ausência do presidente da Casa, deputado Artur Lira, o vice-presidente, deputado Marcelo Ramos, que prestigiou a atividade, se comprometeu a fazer um despacho simbólico, nesta quarta-feira (6), da PEC 14 para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

 

Edição Déborah Lima