Escrito por: Fetamce

Servidores de todo o Ceará realizarão atividades na Greve Geral (11/11)

Dezoito municípios espalhados pelas dez sub-regiões do Estado confirmaram adesão à greve

.
.

A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) e os sindicatos filiados realizarão atividades em todo o estado dentro da programação do 11 de novembro, que é o Dia Nacional de Greve e Paralisações, organizado em parceria com as centrais sindicais e diversas entidades dos movimentos sociais que compõem as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

 

As entidades do ramo dos servidores públicos do Ceará irão colocar os trabalhadores nas ruas em todas as 10 sub-regiões cearenses mapeadas pela Federação (Regionais da Ibiapaba, Itapipoca, Sobral, Metropolitana, Maciço de Baturité, Crateús, Vale do Jaguaribe, Sertão Central, Iguatu e Cariri).

 

O objetivo é protestar contra a aprovação da PEC 241 na Câmara de Deputados, agora PEC 55 no Senado, que congelará por 20 anos os investimentos em serviços públicos essenciais à população, especialmente nas áreas da Saúde (Sistema Único de Saúde) e Educação (pública e gratuita), até o não reajuste do Salário Mínimo, que atinge especialmente os aposentados. Além disso, o movimento repudia o PLP 257, a reforma do ensino médio, a terceirização, a prevalência do negociado sobre o legislado e a flexibilização do contrato de trabalho.

 

Acontecerão atos regionais e municipais em 17 localidades. As mobilizações organizadas pela Fetamce iniciam antes dos eventos do dia 11, de sete de novembro em diante, quando serão realizados debates, rodas de conversa, panfletagens, mobilizações de rua e intervenções nos meios de comunicação.

 

É o exemplo dos Sindicatos de Servidores de Irauçuba e Crateús, que, durante esta semana, promoverão discussão sobre a Emenda 241 e visitas aos locais de trabalho. Já em cidades como Novo Oriente, Nova Russas e Independência também acontecerão atividades desta natureza no dia 11.

 

Desmonte Municipal

 

As ações da Greve Geral lideradas pelos servidores municipais também combatem o Desmonte das Cidades Pós-Eleições, quando  ocorreram demissões em massa de servidores contratados, problemas em serviços, como transporte escolar, atrasos de salários e depredação do patrimônio público. A Fetamce tem recebido denuncias desta natureza e autuado os órgãos de fiscalização.

 

Acompanhe a agenda da Greve Geral no Ramos dos Servidores Municipais: