MENU

Servidores de Matina pedem audiência com prefeito para discutir pauta de reivindicações

Na última sexta-feira (19), o Sindicato enviou as reivindicações para a Administração Municipal e SecretariaMunicipal de Educação.

Publicado: 24 Fevereiro, 2016 - 17h34

Escrito por: Delegacia Sindical de Matina

.
notice
.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guanambi e Região (SISPUMUR), juntamente com a Delegacia Sindical de Matina, encaminhou, mais uma vez, ofício para o prefeito Juscélio Alves Fonseca (Matina/BA) solicitando uma reunião para o dia 3 de março, com vistas ao início da negociação da pauta de reivindicações dos servidores. 

Desde 2014, a direção do Sindicato envia ofícios à prefeitura tentando agendar uma reunião com o prefeito, mas, até o momento, nenhuma resposta oficial por parte da administração foi dada. O diálogo com a representação dos servidores, escolhida democraticamente, não está acontecendo. 

Entre os vários pontos da pauta, está o reajuste salarial dos professores, um ponto nevrálgico, já que a administração só vem reajustando os salários dos professores de Nível I. Não por vontade do prefeito, mas por conta de decisão judicial, pois o Sindicato obteve decisão favorável em Ação Judicial na Comarca de Riacho de Santana.

Aonde foi parar o dinheiro do FUNDEB?

Já os professores de Nível II e III ficaram mais de dois anos sem receber nenhum reajuste salarial. Houve reajustes do Governo Federal para o pagamento de professores, nos valores de  7,97%, em 2013;  8,32%, em 2014; e 13, 01%, em 2015. Em 2016, o percentual foi de 11,36%, perfazendo um total de 40,66%. Até o momento, o prefeito só repassou para os professores de Nível II e III um reajuste de 6%. Então, aonde foi parar o recurso enviado ao município pelo Governo Federal por meio do FUNDEB?

Outros pontos precisam ser discutidos, como a mudança de nível de professores, a ampliação da jornada de trabalho dos docentes de 20 para 40 horas, o reajuste salarial dos demais servidores, a concessão de licença prêmio, etc. Os dirigentes sindicais esperam que o prefeito esteja aberto ao diálogo e receba o Sindicato para negociar a pauta, enviada na última sexta-feira (19) para a Administração Municipal  e à Secretaria Municipal de Educação. Na reunião solicitada, estará presente o presidente da Federação dos Trabalhadores Municipais da Bahia (FETRAMEB), Raimundo Calixto.