Escrito por: Fetamce

Servidores de Jaguaribara paralisarão as atividades nesta segunda-feira (11/02)

Eles protestatão contra a negativa do prefeito ao pedido de reajuste salarial da categoria

SINSEMJ - Sindicato dos Servidores Públicos de Jaguaribara
.

Os servidores do município de Jaguaribara paralisarão as atividades nesta segunda-feira, 11 de fevereiro. A principal motivação do movimento é a negativa, até o momento, das demandas por reajuste salarial de professores e trabalhadores da saúde.

A gestão municipal alega que a cidade se encontra no limite de gastos com pessoal, imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

No entanto, a revolta dos funcionários públicos é reforçada pelo fato do Executivo não ter efetuado, no ano passado, nem as progressões do magistério e dos empregados da rede de saúde local.

O ato foi deliberado em assembleia da categoria, realizado no dia 29 de janeiro, dia seguinte à negociação frustrada com a Prefeitura.

O Sindicato dos Servidores Públicos de Jaguaribara (SINSEMJ) também critica a demora dos gestores públicos em receber a representação classista. “O lançamento da campanha salarial foi feito ainda no dia 20 de dezembro de 2018, com pauta protocolada logo em seguida, em 26 de dezembro. Só tivemos resposta no dia 27 de janeiro marcando a negociação ainda para o dia 28 de fevereiro”, explica Socorro Rodrigues, do sindicato local.

Ainda de acordo com os representantes da categoria, o único avanço até o momento é a aprovação do reajuste do piso dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, que é regulado por Lei Federal de outubro do ano passado. Porém, o tema “não foi negociado com o sindicato”, completa Socorro.

Apoio da Regional Vale do Jaguaribe

A paralisação conta com o apoio da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), através dos seus diretores e de representantes de sindicatos localizados na Regional Vale do Jaguaribe.

Mais cedo, nos grupos em plataformas digitais mantidos pela Federação, Antonio Marcos, secretário de meio ambiente da Fetamce, disse: “O momento é de união. ‘Ninguém solta a mão de ninguém’. Temos que unificar as lutas. Hoje é Jaguaribara, amanhã pode ser aí no seu município”.

Serviço:

Paralisação dos Servidores de Jaguaribara

Data: 11/02/2019

Hora: 8h

Local: Sede do Sindicato