MENU

Reunião ampliada do Coletivo Nacional da CUT discute os desafios para as mulheres brasileiras

O evento, que reúne dirigentes de todo o Brasil, começou hoje e prossegue até amanhã em São Paulo

Publicado: 15 Junho, 2016 - 16h56

Escrito por: Confetam

.
notice
.

A Secretaria Nacional da Mulher Trabalhadora da Central Única dos Trabalhadores (SNMT/CUT) realiza, nesta quarta (15/06) e quinta-feira (16/06), a reunião ampliada do Coletivo Nacional de Mulheres da CUT. O evento, que ocorre no hotel Excelsior, em São Paulo, reúne representantes das Secretarias da Mulher Trabalhadora das Estaduais da CUT, das federações e confederações cutistas de diversos Ramos, entre elas a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT).

A mesa de abertura discutiu, na manhã de hoje, a conjuntura nacional e apontou os desafios sociais, políticos e econômicos a serem enfrentados pelas mulheres brasileiras. 

Foram convidadas a integrar a Mesa 1 sobre Políticas Públicas a secretária de Políticas Públicas de São Paulo, Denise Mota Dau, e a ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo Dilma Rousseff, Eleonora Menicucci.

Para a Mesa 2, sobre Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras, as convidadas foram Adriana Marcolino, asessora do Dieese, Marilane Teixeira, pesquisadora da Unicamp, e Rosane Silva, diretora do Sindicato dos Sapateiros de Ivoti (RS).

À tarde, o debate se deu em torno das Diretrizes e Ações da SNMT para o atual mandato, com a participação da secretária nacional da Mulher Trabalhadora da CUT, Junéia Batista. Em seguida, foram discutidos Os Desafios Enfrentados para o Fortalecimento e Aprimoramento da Política de Paridade, com a presença da vice-presidente da CUT, Carmen Foro.

Na primeira parte da manhã de amanhã, elas discutirão O Fortalecimento Político das Mulheres nas Redes Sociais com a blogueira e assessora da Secretaria Nacional de Formação, Maria Frô, e serão dados informes sobre ações e parcerias da SNMT. A segunda parte será reservada para trabalho em grupos, divididos por frente de atuação, para debater prioridades e estratégias da SNMT. 

A partir das 14h30, iniciará o debate sobre deliberações, definição de prazos e divisão de responsabilidades. A reunião ampliada do Coletivo Nacional de Mulheres da CUT está prevista para encerrar às 17 horas com encaminhamentos e estabelecimento de um calendário de ações.

A Confetam/CUT está representada no evento pela secretária da Mulher Trabalhadora da entidade, Edna Maria Serafim (PB), e pela diretora Sueli Silvia Adriano (SC).