MENU

Publicações do Projeto Fortalecimento Político das Mulheres serão lançadas na Unicamp

Mulheres municipais produziram o conteúdo de uma das oito cartilhas e de um dos capítulos do livro que serão lançados no dia 6 de dezembro.

Publicado: 23 Novembro, 2017 - 17h00

Escrito por: Déborah Lima

.
notice
.

O Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit), em parceria com a Secretaria Nacional da Mulher Trabalhadora da Central Única dos Trabalhadores (SNMT/CUT), lança no dia 6 de dezembro as publicações do Projeto Fortalecimento Político das Mulheres. 

Financiado pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SPM) entre os anos de 2014 e 2017, o objetivo do projeto é garantir e ampliar direitos, promover a igualdade no mundo do trabalho e a autonomia econômica das mulheres. 

O programa de lançamento inicia às 10h, no auditório do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, com uma mesa de debates sobre Os desafios da atualidade: as mulheres no mundo do trabalho e no sindicalismo, e encerra com a apresentação das publicações, prevista para iniciar às 14h.

Participação da mulheres municipais

As mulheres do Ramo dos Municipais tiveram participação direta na produção dos conteúdos de uma das oito cartilhas e de um dos capítulos do livro que serão lançados. As obras reúnem experiências e pesquisas feitas pelas trabalhadoras de diversos Ramos que participaram do Curso Fortalecimento Político das Mulheres, realizado pela CUT Nacional entre os anos de 2014 e 2015.

"As cursistas de cada Ramo que se organiza dentro da CUT - metalúrgicas, químicas, rurais, municipais, etc. -, receberam uma tarefa de casa: pesquisar ações exitosas em seus Ramos nas áreas de mercado de trabalho, empoderamento feminista, por exemplo, e, com base nos dados levantados, produzir textos para as cartilhas e o livro", explica a vice-presidente da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Ceará (Fetamce), Carmem Santiago.

Desdobramento estadual

Como desdobramento do curso, a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT Ceará e da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), Ozaneide de Paulo, uma das seis mulheres municipais que participaram do curso nacional, disputou e classificou, em 2016, um projeto de formação feminista no Edital do Fundo Elas.

Único fundo brasileiro de investimento social voltado exclusivamente para a promoção do protagonismo de meninas, jovens e mulheres, o Fundo Elas disponibilizou recursos da ordem de R$ 30 mil a serem investidos na capacitação feminista de mulheres cearenses para estimular mudanças sociais nas comunidades em que elas estão inseridas. 

"Nos moldes do curso nacional da CUT, replicamos no Ceará 17 oficinas com mulheres rurais, municipais, comerciárias, bancárias, trabalhadoras da Educação, da Administração Pública, da Comunicação e dos mais variados Ramos da CUT", explica Carmem Santiago, secretária-geral da CUT Ceará.

Formação feminista nos municípios

O curso nacional também teve desdobramento municipal no estado. Graças a uma parceria com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), o Sindicato dos Servidores Municipais de Barreira (Sinsemba) realizou o Curso de Mulheres do Sinsemba em 11 localidades do município. 

A diplomação das cursistas ocorre neste sábado, 25 de novembro, data em que é celebrado o Dia de Combate à Violência contra a Mulher. Ao todo, 40 mulheres, a maioria mãe de alunos da rede municipal de ensino, serão diplomadas.

O Curso de Mulheres do Sinsemba deu tão certo que a Unilab assinou um termo de cooperação com o sindicato que viabilizará a realização de mais três cursos nos municípios do Ceará em 2018. "A experiência exitosa do município de Barreira inspirou a manutenção da parceria com a Unilab, que possibilitará a capacitação de mais mulheres cearenses pelos sindicatos dos servidores municipais do estado", comemora Carmem Santiago. 

Serviço:

Lançamento das publicações do Projeto Fortalecimento Político das Mulheres

Quarta-feira, dia 6 de dezembro de 2017 

Auditório do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo