Escrito por: SITESPM-CHR

Jovens municipais de SC participam da primeira etapa do Curso Letras e Lutas

Jovens de Saudades, Nova Erechim, Pinhalzinho e Maravilha participaram da primeira etapa.

.
Curso foi realizado na base do Sindicato dos Servidores Municipais de Chapecó e Região

No dia 23 de novembro, aconteceu a primeira etapa do Curso de Extensão Letras e Lutas na base organizada do Sindicato Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Chapecó e Região (SITESPM-CHR/SC). Nessa primeira etapa participaram jovens dos municípios catarinenses de Saudades, Nova Erechim, Pinhalzinho e Maravilha. Os encontros aconteceram na cidade de Saudades, com a coordenação da jovem servidora Isabel Engler, e em Pinhalzinho, com a coordenação do jovem servidor Adriano Michelotti Rodrigues. 

A atividade também teve a contribuição e orientação do advogado do Sindicato, Marcelo André Müller, da dirigente Marilene Laermann e do funcionário Darci Cenci. 

O curso tem o objetivo de formar jovens líderes, fomentando uma formação integral, alargando experiências e percepções de mundo, através de uma postura crítica da sociedade que estão inseridos, para transformação do seu próprio mundo.

Nessa etapa, trabalhou-se, de forma dinâmica e lúdica, conteúdos sobre liderança e Educação Popular, metodologia que valoriza os saberes prévios do povo, analisando a própria realidade, desenvolvendo um olhar crítico, se vendo como sujeitos, através da organização e formação para buscar a transformalão social.

O curso terá mais quatro etapas até julho de 2020, sendo que cada etapa são oito horas. No dia 23 à tarde foi assistido e debatido o filme Bacurau. Lançado em 2019 com a direção de Kleber Mendonça Filho, o filme brasileiroe suscita várias interpretações através do enredo que passa em uma vila do interior do sertão do Nordeste que desaparece do mapa.

O Curso de Formação de Jovens Letras e Lutas é uma extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).