MENU

Pesquisa: 80% dos trabalhadores da saúde no Brasil estão esgotados e doentes

Desgaste profissional por estresse psicológico, ansiedade e esgotamento mental foi relatado por 80% dos profissionais da saúde.

Publicado: 04 Março, 2022 - 12h13

Escrito por: Thiago Marinho

Divulgação
notice
Pesquisa foi promovida pelo Fiocruz com o apoio da Confetam/CUT.

Uma pesquisa da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), com o apoio da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), acendeu o alerta para quem trabalha na área de saúde. Desgaste profissional por estresse psicológico, ansiedade e esgotamento mental foi relatado por 80% dos técnicos de enfermagem, agentes de saúde da família, maqueiros, condutores de ambulância, profissionais da limpeza, da cozinha, da manutenção e sepultadores.

Segundo a pesquisa, “Os trabalhadores invisíveis da Saúde: condições de trabalho e saúde mental no contexto da Covid-19 no Brasil”, divulgada na última semana, a pandemia aprofundou as desigualdades, a exploração e o preconceito que recaem sobre o contingente formado por mais de 2 milhões desses trabalhadores e trabalhadoras que exercem atividades de apoio no enfrentamento à Covid-19.

Dados da pesquisa:

- Foram ouvidos 21.480 trabalhadores e trabalhadoras das redes de saúde pública, privada e filantrópica, de 2.395 municípios de todas as regiões do país. Do total:

- 72,5% dos técnicos e auxiliares da saúde são mulheres,

- 59% são pretos ou pardos,

- 32,9% deles têm até 35 anos;

- 50,3% têm até 50 anos.

- 70% dos participantes do estudo citaram a falta de apoio institucional;

- 35,5% admitiram ter sofrido violência ou discriminação durante a pandemia. A maioria das agressões (36,2%) ocorreu no ambiente de trabalho, na vizinhança (32,4%) e no trajeto casa-trabalho-casa (31,5%).

- 23,9% dos profissionais já apresentam comorbidades como: hipertensão (32%); obesidade (15%); doenças pulmonares (13%); depressão (12%), e diabetes (10%).

- 85,5% disseram que, na pandemia, a jornada de trabalho chegou a até 60 horas semanais;

- 53% não se sentem protegidos contra a Covid-19 no trabalho;

- 23,1% têm medo de se contaminar;

- 22,4% citaram falta, escassez e inadequação do uso de EPIs;

- 12,7% falaram sobre a ausência de estruturas necessárias para efetuar o trabalho como um dos principais motivos de desproteção.

- 25,6% precisam fazer bicos para sobreviver porque ganham entre um e dois salários-mínimos.

 

 

Com informações da Fiocruz