MENU

Pandemia: Confetam/CUT apoia greve contra volta às aulas em Manaus

Trabalhadores da Educação do Estado do Amazonas cruzaram os braços contra a abertura das escolas na Capital.

Publicado: 27 Agosto, 2020 - 17h01

Escrito por: Confetam/CUT

Eliana Nascimento/G1 AM
notice
Professores da rede pública realizam protesto contra o retorno das aulas presenciais

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) declara irrestrita solidariedade à greve dos trabalhadores da Educação do Município de Manaus. Contrários ao retorno às aulas na Capital do Estado do Amazonas em plena pandemia de Covid-19, eles cruzaram os braços para exigir respeito e segurança à vida de milhares de alunos, professores e trabalhadores do ensino público.

A Confetam/CUT declara total apoio à direção da Associação Sindical dos Professores de Manaus (Asprom), que no mesmo dia da volta às aulas convocou uma greve contra o retorno presencial das atividades. As entidades entendem que ainda não há segurança o suficiente para as escolas receberem os estudantes e denunciam o clima de medo vivido no seio da comunidade escolar.

Pais e responsáveis não só temem pelas crianças, mas também pela possibilidade de contaminação dos demais habitantes das residências dos alunos que, assim como professores e trabalhadores das escolas, podem se tornar vetores de contaminação para famílias inteiras.

Diante do fato de a pandemia ainda não estar sob controle no Brasil, contabilizando mais de 117,6 mil mortos e 1.086 novos casos em todo o país nas últimas 24h, a Confetam/CUT espera bom senso e responsabilidade das autoridades municipais e estaduais, de quem exige a imediata suspensão das aulas nas escolas púbicas da Capital. Entendemos que o ensino presencial só deve retornar mediante total segurança da comunidade escolar e após o necessário diálogo com os principais interessados no assunto: alunos, pais, professores e trabalhadores da Educação pública de Manaus. 

Fortaleza, 27 de agosto de 2020

Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal – Confetam/CUT