MENU

Neste 4 de outubro, a Confetam saúda os agentes comunitários de saúde

Entidade defende projeto que revê o piso salarial da categoria e luta por um Plano de Carreira capaz de reconhecer a importância dos/as profissionais para a saúde do povo brasileiro.

Publicado: 04 Outubro, 2017 - 13h12

Escrito por: Confetam/CUT

.
notice
.

No Dia do Agente Comunitário de Saúde, celebrado em 4 de outubro, a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), as federações filiadas e os sindicatos de base homenageiam todos esses homens e mulheres que dedicam a vida a cuidar de famílias inteiras de brasileiros/as cuja única possibilidade de acesso à saúde é o serviço público. 

A importância do agente comunitário é destacada ao longo da história da Saúde no Brasil. Por meio do trabalho desenvolvido por esses/as profissionais, o país alcançou, nos últimos 29 anos, a redução das taxas de mortalidade infantil e materna, entre tantos outros avanços na saúde pública.

Mas apesar da relevância da categoria, o papel social dos agentes comunitários não tem sido valorizado pelo poder público. Prova disso é a nova portaria da Atenção Básica que limita a atuação dos agentes comunitários, prejudicando o atendimento e o vitorioso modelo de atenção em Saúde implantado no Brasil, na década de 1980, com um grande contingente de agentes de saúde e de combate a endemias espalhados por todo o território nacional.

Neste 4 de outubro, a Confetam/CUT reafirma a necessidade da valorização profissional desses/as trabalhadores/as, traduzida na defesa do projeto que revê o piso salarial da categoria e na luta por um Plano de Carreira capaz de reconhecer o trabalho e a importância dos agentes comunitários para a saúde do povo brasileiro. 

Fortaleza, 4 de outubro de2017

Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal - Confetam/CUT