MENU

Municipais participam de encontro da Escola Sindical de Jovens da ISP no Chile

A atividade piloto reuniu representantes da juventude das Sub-regiões Andina e Cone Sul

Publicado: 20 Março, 2017 - 16h22

Escrito por: FETAMCE

.
notice
Em vários idiomas, participantes protestaram contra a reforma da Previdência no Brasil

A Internacional de Serviços Públicos (ISP) realizou nos dias 16 e 17 de março, em Santiago do Chile, o Encontro da Escola Sindical de Jovens da entidade. A experiência piloto reuniu representantes da juventude das Sub-regiões Andina: Brasil, América Central, México e República Dominicana; e Cone Sul, que durante dois dias debateram as políticas da ISP e dos movimentos sindicais internacionais da América Latina e Suécia.

Os participantes também conheceram as estratégias de campanha da ISP em defesa dos serviços públicos de qualidade, incluindo o comércio, a justiça fiscal, alternativas à privatização, igualdade de gênero e trabalho decente. O evento reforçou a necessidade de se fazer sacrifícios para abrir espaço à uma maior participação dos jovens trabalhadores e trabalhadoras nessas campanhas e desenvolver competências de liderança sindical.

"Estamos convencidos de que, para enfrentar a crise a partir de uma perspectiva sindical, precisamos de um quadro de jovens trabalhadores e trabalhadoras e líderes que possam levar a tocha e dar vida nova às campanhas pelos serviços públicos de qualidade, contribuindo para a sua própria luta por um futuro melhor", disse o responsável da juventude da ISP, Cedric Depollier.

Depois da atividade, onde os jovens apresentaram suas ideias e reflexões para a configuração do que será a próxima escola sindical mundial, os trabalhos serão sistematizados e servirão de base para o projeto de formação global dedicado à Juventude da organização mundial de servidores.

Os secretários de Juventude das Federações dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Ceará (Fetamce), Nadja Carneiro, e de São Paulo (Fetamsp), Rodrigo Gomes, representaram o Comitê de Juventude da ISP do Brasil no evento.

Edição: Déborah Lima