Escrito por: Secretaria Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT/ SNMT

Municipais marcam presença na Conferência Mundial de Mulheres

O objetivo do debate, realizado na Costa Rica, é atrair líderes feministas para sindicatos

Divulgação
Junéia Batista representa o Ramo dos Municipais na direção nacional da CUT

Nesta terça-feira (10), na Costa Rica, a secretária Nacional de Mulheres da CUT, Junéia Batista, participou de uma mesa de debates na 3ª Conferência Mundial das Mulheres, da Confederação Sindical Internacional (CSI). A mesa, que teve como tema “mulheres líderes: reforçar o poder das trabalhadoras - transformar nossos sindicatos” fez parte da avaliação da Campanha "Cuente con nosotras" da CSI para incentivar a participação das mulheres no mundo sindical.

O debate começou com Junéia fazendo uma retrospectiva sobre os 30 anos da política de gênero da CUT até chegarmos à paridade, e foi mais além. Ela enfatizou a necessidade da nossa Central apoiar a presença de mais mulheres em cargos de maior importância e destaque no movimento sindical tais como, secretaria geral, finanças e presidência. 

Após sua exposição foram ouvidas experiências exitosas de sindicalistas de diferentes países: Marrocos, Hungria, Japão e Gana.

O debate seguiu com as outras participantes no qual o objetivo principal é de trazer mais mulheres para os sindicatos e, para, além disso, que elas conquistem o direito de liderarem tal e qual os homens.

Segundo Junéia, que representa o Ramo dos Municipais na direção nacional da CUT, “é muito importante para as dirigentes sindicais participarem de um momento como esse, pois é a oportunidade de trabalhadoras de diferentes países avaliarem diferentes experiências e práticas, fortalecerem a unidade entre as dirigentes e organizações sindicais e construirem uma agenda comum para o fortalecimento da luta das trabalhadoras na vida, no trabalho e no movimento sindical".