Webmail CUT

Acesse seu Webmail CUT


Login CUT

Acesse a CUT

Esqueceu a senha?

Municipais marcam presença na Conferência Mundial de Mulheres

O objetivo do debate, realizado na Costa Rica, é atrair líderes feministas para sindicatos

Escrito por: Secretaria Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT/ SNMT • Publicado em: 13/10/2017 - 10:34 • Última modificação: 13/10/2017 - 10:59 Escrito por: Secretaria Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT/ SNMT Publicado em: 13/10/2017 - 10:34 Última modificação: 13/10/2017 - 10:59

Divulgação Junéia Batista representa o Ramo dos Municipais na direção nacional da CUT

Nesta terça-feira (10), na Costa Rica, a secretária Nacional de Mulheres da CUT, Junéia Batista, participou de uma mesa de debates na 3ª Conferência Mundial das Mulheres, da Confederação Sindical Internacional (CSI). A mesa, que teve como tema “mulheres líderes: reforçar o poder das trabalhadoras - transformar nossos sindicatos” fez parte da avaliação da Campanha "Cuente con nosotras" da CSI para incentivar a participação das mulheres no mundo sindical.

O debate começou com Junéia fazendo uma retrospectiva sobre os 30 anos da política de gênero da CUT até chegarmos à paridade, e foi mais além. Ela enfatizou a necessidade da nossa Central apoiar a presença de mais mulheres em cargos de maior importância e destaque no movimento sindical tais como, secretaria geral, finanças e presidência. 

Após sua exposição foram ouvidas experiências exitosas de sindicalistas de diferentes países: Marrocos, Hungria, Japão e Gana.

O debate seguiu com as outras participantes no qual o objetivo principal é de trazer mais mulheres para os sindicatos e, para, além disso, que elas conquistem o direito de liderarem tal e qual os homens.

Segundo Junéia, que representa o Ramo dos Municipais na direção nacional da CUT, “é muito importante para as dirigentes sindicais participarem de um momento como esse, pois é a oportunidade de trabalhadoras de diferentes países avaliarem diferentes experiências e práticas, fortalecerem a unidade entre as dirigentes e organizações sindicais e construirem uma agenda comum para o fortalecimento da luta das trabalhadoras na vida, no trabalho e no movimento sindical". 

Título: Municipais marcam presença na Conferência Mundial de Mulheres, Conteúdo: Nesta terça-feira (10), na Costa Rica, a secretária Nacional de Mulheres da CUT, Junéia Batista, participou de uma mesa de debates na 3ª Conferência Mundial das Mulheres, da Confederação Sindical Internacional (CSI). A mesa, que teve como tema “mulheres líderes: reforçar o poder das trabalhadoras - transformar nossos sindicatos” fez parte da avaliação da Campanha Cuente con nosotras da CSI para incentivar a participação das mulheres no mundo sindical. O debate começou com Junéia fazendo uma retrospectiva sobre os 30 anos da política de gênero da CUT até chegarmos à paridade, e foi mais além. Ela enfatizou a necessidade da nossa Central apoiar a presença de mais mulheres em cargos de maior importância e destaque no movimento sindical tais como, secretaria geral, finanças e presidência.  Após sua exposição foram ouvidas experiências exitosas de sindicalistas de diferentes países: Marrocos, Hungria, Japão e Gana. O debate seguiu com as outras participantes no qual o objetivo principal é de trazer mais mulheres para os sindicatos e, para, além disso, que elas conquistem o direito de liderarem tal e qual os homens. Segundo Junéia, que representa o Ramo dos Municipais na direção nacional da CUT, “é muito importante para as dirigentes sindicais participarem de um momento como esse, pois é a oportunidade de trabalhadoras de diferentes países avaliarem diferentes experiências e práticas, fortalecerem a unidade entre as dirigentes e organizações sindicais e construirem uma agenda comum para o fortalecimento da luta das trabalhadoras na vida, no trabalho e no movimento sindical. 



Informativo CONFETAM

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.