MENU

Municipais lançam Plataforma da Confetam para as Eleições 2016 em dez estados

As propostas da Confetam/CUT para as eleições municipais foram lançadas neste sábado (17) em Cajazeiras (PB) e Curitiba (PR). Nesta terça (20), haverá lançamentos no RN, CE e SC

Publicado: 19 Setembro, 2016 - 20h21

Escrito por: Confetam

.
notice
Lançamento da Plataforma da Confetam em Cajazeiras (PB)

A Federação dos Servidores Públicos Municipais da Paraíba (Fespem/PB) lançou, na manhã deste sábado (17), em Cajazeiras, a Plataforma da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) para as Eleições Municipais de 2016. O lançamento contou com a presença da presidente da entidade, Vilani Oliveira.

Após o lançamento, realizado na Câmara Municipal, a presidente da Confetam concedeu uma entrevista ao programa de rádio do Sindicato dos Funcionários Municipais de Cajazeiras (SINFUMC) e prestigiou a reunião de planejamento da entidade, que contou com a participação de representantes da Fespem e da Central Única dos Trabalhadores no Estado (CUT/PB).

Trabalho regional grandioso

"Nesta plataforma a gente diz qual município queremos, uma cidade decente, onde o povo tenha trabalho digno e assistência à saúde, acessibilidade nas ruas, transporte de qualidade com tarifas baixas e uma educação de qualidade, capaz de formar cidadania", explicou a presidente da Confetam.

"O que o Sindicato de Cajazeiras fez hoje aqui e tantos outros estão fazendo, percorrendo todas as regiões do país com o apoio das federações, é um trabalho grandioso que fará história no Brasil", parabenizou Vilani Oliveira.      

PR 

Ainda na tarde de sábado (17), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc) também lançou a Plataforma. Dos nove candidatos a prefeito da Capital do Estado do Paraná, seis compareceram. As cadeiras dos faltosos, marcadas com o nome de cada um deles, permaneceu vazia durante a sabatina aos candidatos.  

PB

Nesta semana, a agenda de lançamentos prossegue na Paraíba, com atividades programadas em Picuí, no dia 20, Araruna, dia 21, Rio Tinto,  23, e Guarinhém, 24.

RN

No Rio Grande do Norte, a Plataforma foi lançada nesta segunda-feira (19) em Itaú e Severiano Melo. Na terça-feira (20) será a vez de Rodolfo Fernandes e Santana dos Matos. Na quarta-feira (21), o lançamento será em Acari e Tabuleiro Grande. Na quinta-feira (22) será em Serra de São Bento e Baia Formosa. Encerrando dia 26 em Cruzeta. 

CE

No dia 20 também estão previstos lançamentos da Plataforma da Confetam em Caraúbas (RN), com a presença da presidente da Confetam; no município de Barreira, no Ceará, com a participação da secretária de Relações do Trabalho da entidade, Carmem Santiago; e em Florianópolis, Capital do Estado de Santa Catarina.

SC  

O debate, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem), reunirá os sete candidatos a prefeito da cidade discutirá temas de interesses dos servidores da Prefeitura e da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap). As discussões terão três blocos, com apresentação da Carta de Reivindicações, além de perguntas direcionadas aos candidatos sobre as principais demandas do funcionalismo e dos moradores do município.

Já no dia 21, o lançamento da Plataforma e a assinatura da Carta Compromisso pelos candidatos de Blumenau serão promovidos pelo Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Sintraseb). No "Encontro com os Prefeituráveis", cada um deles terá 12 minutos para apresentar seus compromissos com o servidor e o serviço público diante de uma plateia formada de representantes por local de trabalho.

Lançamento em dez estados

A Plataforma das Eleições 2016 reúne um conjunto de propostas dos servidores públicos municipais brasileiros para candidatos a prefeito, vice e vereador nas eleições de 2 de outubro. Além da Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Ceará e Santa Catarina, o documento já foi lançado no Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e Sergipe, totalizando dez estados e inúmeros municípios.

Ao receberem a Plataforma, os candidatos são convidados a assinar uma carta compromisso assumindo a responsabilidade de incorporar em seus mandatos e planos de governo, caso sejam eleitos, as sugestões dos servidores para melhorar a qualidade de vida dos moradores dos municípios e a administração pública das cidades.

Compromisso renovado no segundo turno

Após o primeiro turno, os municipais de Curitiba promoverão uma segunda sabatina, desta vez com os candidatos a prefeito que chegarem ao segundo turno das eleições municipais. 

Na ocasião, todos os vereadores eleitos também serão convidados a assinar uma nova carta compromisso com o Sismuc, renovando assim o acordo firmado para colocar em prática as propostas da categoria.