MENU

Mulheres da Colômbia, Equador e Caribe participam do Ato Internacional da Negra Latino Americana e Caribenha

Ato virtual promovido pela Secretaria de Combate ao Racismo da Confetam começa logo mais às 18 horas e será transmitido ao vivo pelas redes sociais da entidade. Compartilhe e participe!

Publicado: 27 Julho, 2021 - 16h23

Escrito por: Déborah Lima

.
notice
.

Representantes do Brasil, Colômbia, Equador e Caribe participam, logo mais às 18 horas, do Ato Virtual Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. Realizada pela Secretaria de Combate ao Racismo da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) para celebrar o Dia 25 de julho, a live será transmitida ao vivo pelas redes sociais da Confetam/CUT.

Entre as convidadas internacionais estão Agripina Hurtado, coordenadora do Comitê de Combate ao Racismo, à Xenofobia e à discriminação da Internacional de Serviços Públicos (ISP) da Colômbia, Verônica Montufar, coordenadora de projetos do Equador, e Sandra Massiah, secretária Sub-regional da ISP no Caribe.

As convidadas nacionais são Anatalina Lourenço, secretária de Combate ao Racismo da CUT Brasil, Dara Sant'Anna, do Coletivo Nacional de Juventude Negra Enegrecer, e Ieda Leal, coordenadora nacional do Movimento Negro Unificado, além de parlamentares como a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), a deputada estadual Marilene Alves de Souza (PT-MG), e as vereadoras de Campinas (SP), Margarida Calixto (PT),  e de Natal (RN), Divaneide Basílio (PT).

Falas intercaladas por apresentações culturais de pretas

Também participam do ato virtual Martir Silva, integrante da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará (Ceppir/SPS), Antônia Mendes de Araújo, ouvidora da Defensoria Pública do Estado, Claudilene Silva, professora da Unilab Campus dos Malês, Silvia Maria Vieira dos Santos, Doutora em Educação pela UFC, e Luizete Vicente da Silva, Mestra em Comunicação. Durante a live, a fala das convidadas serão intercaladas por apresentações culturais de mulheres negras artistas.

O ato virtual encerra a Campanha “Julho das Pretas”, que denuncia o genocídio da população negra no Brasil, intensificado com a pandemia de Covid-19. A campanha é alusiva ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho. A data surgiu em 1992, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou na República Dominicana o 1º Encontro de Mulheres Afro-latino americanas e Caribenhas. No Brasil, o 25 de julho também é o Dia Nacional de Teresa de Benguela e da Mulher Negra, uma referência à líder preta que comandou a luta do quilombo de Quariterê, no Século XVIII.

Serviço:

Ato Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha
Hoje, dia 27 de julho, das 18 às 20 horas
Transmissão ao vivo pelas redes sociais da Confetam