MENU

MPT lança cartilha sobre a importância dos sindicatos para os trabalhadores

Publicação do Ministério Público do Trabalho incentiva a filiação e a participação nas atividades sindicais como forma de garantir direitos.

Publicado: 23 Maio, 2018 - 12h46

Escrito por: Ascom Confetam com informações do MPT

.
notice
Maio Lilás, um mês para lembrarmos a importância da liberdade de associação sindical

O Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou uma cartilha-gibi que explica detalhadamente a importância do movimento sindical na conquista e na manutenção de direitos dos trabalhadores, incentivando assim a filiação de novos associados aos sindicatos. 

Por meio de ilustrações e textos objetivos, a publicação busca conscientizar a sociedade da importância da união e participação pacífica dos trabalhadores e trabalhadoras em atos coletivos para defesa de seus direitos, como forma de exercício das liberdades de união e de expressão, constitucionalmente garantidas nos incisos IV, IX, XVII, XVIII do art.5° da Constituição Federal, e da liberdade sindical, assegurada no art.8° da caput da Carta Magna de 1988.

Segundo o MPT, a cor lilás é uma homenagem às 129 mulheres trabalhadoras que foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque (EUA), em 8 de março de 1857, por reivindicarem um salário justo e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio, era confeccionado um tecido de cor lilás.

 

[clique aqui] e acesse a cartilha!