MENU

Movimento sindical do Ceará realiza agenda especial no mês da mulher

O movimento sindical do Ceará realiza agenda especial durante o mês de março em alusão ao dia internacional da mulher, comemorado no dia 8.

Publicado: 05 Março, 2015 - 00h00

notice

Este ano, as organizações filiadas à CUT Ceará, como a Fetamce e sindicatos de servidores, levam à discussão o tema: “Trabalhadoras em Luta por Igualdade, Liberdade e Autonomia".
“Vamos mais uma vez às ruas empunhar as nossas bandeiras em nome da igualdade de acesso ao trabalho, à justiça, à terra e ao serviço público. Demandamos políticas públicas que garantam direitos e deveres iguais. Além disso, denunciamos à sociedade a necessidade do fim imediato das desigualdades impostas às mulheres em relação aos homens, o rompimento urgente das violências de gênero e o aniquilamento do machismo que ainda assola o nosso país”, explicou Ozaneide de Paula, secretária da mulher trabalhadora da CUT no estado.
O ponto alto da agenda será o Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora, que será realizado no dia 10 de março, no auditório da FETRACE (Rua Padre Mororó, 1055 - Centro, Fortaleza), a partir das 8h. Entre os destaques do evento, estará o debate sobre a aprovação no início do mês, no Congresso Nacional, do Projeto de Lei que classifica o feminicídio como crime hediondo e o inclui como homicídio qualificado. O texto modifica o Código Penal para incluir o crime - assassinato de mulher por razões de gênero - entre os tipos de homicídio qualificado. O projeto vai agora à sanção presidencial.
A lista de atividades inclui ainda eventos em vários municípios, entre eles rodas de conservas, palestras, audiências públicas e premiações, a exemplo do “Mulheres de Fibra”, honraria concedida pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindsep) de Caucaia, que acontece no dia 13, às 19 horas, no Dizu Festas (Rua Engenheiro João Alfredo, 901, Centro – Caucaia).
Acompanhe a agenda completa:
DATA
ATIVIDADE
LOCALHORA
05MAR
Roda de conversa: “Lei Maria da Penha e o papel dos CRAS e CREAS”
Aquiraz 10h
06MAR
Mesa redonda: Os direitos da mulher e a luta por Igualdade no Ambiente de Trabalho.
MP ALEG – 9h
06MAR
Ações em alusão ao dia 08Março da Coord. de Mulheres de Fortaleza
Praça do Ferreira13h
06MAR
Lançamento da Marcha das Margaridas
Novas Russas9h
06MAR
Luta Pela Delegacia da Mulher
Canindé 8h
06MAR
Ação das mulheres na Pró seguros
Fortaleza6h
06MAR
Palestra Lei Maria da Penha
Santa Quitéria9h
06MAR
Sexta cultural – Mulher
Quixadá 20h
07MAR
Caminhada: Margaridas seguem em Marcha por Desenvolvimento sustentável com democracia, justiça, autonomia ,igualdade e liberdade
Tianguá 8h
07MAR
Seminário: Mulher em luta por Liberdade, Igualdade e Autonomia
Quixadá