MENU

Mandata Nossa Cara lança guia para as vítimas de racismo

O material funciona como um instrumento de orientação e suporte para vítimas de preconceito racial denunciarem de forma segura.

Publicado: 29 Novembro, 2021 - 13h58

Escrito por: Thiago Marinho

Divulgação
notice
O material já está disponível para download e funciona como um instrumento de orientação.

A mandata coletiva Nossa Cara, composto por Adriana Gerônimo, Lila M. Salu e Louise Santana, que está na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), lançou neste mês de novembro o “Mini Guia para as Vítimas de Racismo”. O material já está disponível para download e funciona como um instrumento de orientação e suporte para vítimas de preconceito racial denunciarem de forma segura. Racismo é crime e não pode ficar na impunidade.

Segundo a coordenadora geral do Movimento Negro Unificado no Ceará (MNU-CE) e secretária de Combate ao Racismo da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam), Vilani Oliveira, o material é indispensável nos tempos atuais em que o racismo segue escancarado. “Hoje está banalizado as pessoas postarem nas redes sociais que são racistas com ataques agressivos chegando à violência de fato. As pessoas estão se sentindo com impulso de praticar atos racistas. O mini guia é instrumento de direcionamento fundamental para as vítimas. É um material que pode ajudar a população negra que atualmente vive em um panorama de grande vulnerabilidade social”, enfatiza Vilani.

“Por todas as falhas ocasionadas pela minimização do racismo dentro sistema de justiça brasileiro, recomenda-se a busca por orientação e, se possível, o acompanhamento qualificado nesse caminho. Considerando o Racismo Institucional nas delegacias, é importante buscar o apoio de Escritórios de Direitos Humanos e/ou Advogades Populares para receber orientações sobre como proceder. Muitas pessoas acabam silenciando diante de tamanha violência e constrangimento”, detalha o material.

- Clique AQUI para fazer download do guia