MENU

ISP promove encontro sobre violência de gênero no serviço público do Cone Sul

Mulheres da Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai representaram seus países no encontro

Publicado: 19 Outubro, 2016 - 18h14

Escrito por: Confetam

.
notice
Trabalhos prosseguem nesta quinta (20) reunindo mulheres do Brasil e Cone Sul

Dirigentes das Federações de Trabalhadores no Serviço Público Municipal dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e São Paulo representam a categoria no encontro "Violência de Gênero: como avançar na eliminação da violência de gênero nos serviços públicos". Promovido pela Internacional de Serviços Públicos (ISP), em Florianópolis, o evento reúne 24 sindicalistas da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, sendo 30% delas jovens.

Entre os objetivos do encontro está a avaliação dos resultados do projeto trienal "Fortalecimento da política de gênero na ISP com ênfase na luta contra a violência de gênero nos locais de trabalho"; a capacitação das mulheres sindicalistas com ferramentas que permitam enfrentar a violência de gênero no setor público no Brasil e no Cone Sul; a troca de experiências em prevenção à violência de gênero no movimento sindical; e a definição da agenda de trabalho da nova Convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre a Violência Doméstica.

O encontro de formação é desenvolvido na perspectiva de que as participantes atuem nas organizações de base que representam e de que assumam o compromisso de dar continuidade ao trabalho no próprio sindicato, em sintonia com a política do Comitê Nacional de Mulheres de cada país e com as instâncias internacionais da ISP, levando sempre em consideração a linha de trabalho construída com as Coordenações Nacionais.

Os estados da Bahia, Goiás, Paraíba e Pernambuco também representaram o Brasil no evento, totalizando 17 brasileiras participantes. O encontro sobre Violência de Gênero da ISP que prossegue até a próxima sexta-feira (21).