Escrito por: Sismuc e Confetam/CUT

Ilma presente: perdemos uma das imprescindíveis

Ilma Bomfim foi um exemplo, aquele para ser disseminado na sociedade, num contágio viral d

Arquivo pessoal
Ilma (primeira à esquerda) durante mobilização dos servidores municipais

A luta de classe é transformadora. Em meio às injustiças sociais, lutadoras e lutadores surgem como exemplo de coragem e nos inspiram a enfrentar as dificuldades. Integrar esse processo de mudança pessoal e coletivo enche nossas vidas de motivação e gratidão, por nos tornarmos cada vez mais solidários e buscarmos juntos pela igualdade social.

Ilma Alves Bomfim foi um exemplo. Além de ser seguido, de ser disseminado na sociedade, num contágio viral de ousadia e esperança na luta, não apenas dos servidores públicos municipais de Curitiba (PR), mas de toda a classe trabalhadora.

Servidora da Fundação de Ação Social (FAS), Ilma nos deixou. Deixa um legado. Da construção e fundação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc). Das sementes que plantou, os frutos de esperança são colhidos hoje. Somos todos descendentes da perseverança desta lutadora, guerreira em defesa dos nossos direitos.

Mãe de Marcela Alves Bomfim, que presidiu o Sismuc de 2009 a 2012, “Dona Ilma” deixa outras centenas de filhas e filhos espalhados pelos locais de trabalho da Prefeitura de Curitiba. Todos criados da sua luta. Ilma foi incansável, inspiradora e contagiante na defesa de nossos sonhos, muitos deles realizados atualmente.

Se hoje temos consolidados direitos históricos e um Sindicato forte e combativo foi porque tivemos a oportunidade de acompanhar sua trajetória de conquistas. Ilma será sempre lembrada pela bravura com que representou os servidores municipais de Curitiba. A classe trabalhadora perde uma das imprescindíveis, como diria Bertolt Brecht:

Há pessoas que lutam um dia e são bons.

Há outras que lutam um ano e são melhores.

Há as que lutam muitos anos e são muito bons.

Mas há as pessoas que lutam toda a vida.

E estas são imprescindíveis.

Ilma presente!

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba - Sismuc

Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal - Confetam/CUT