MENU

I Encontro Nacional de Saúde da Confetam/CUT começa hoje em Curitiba

Confirmaram presença a Conselheira Estadual de Saúde do PR, Olga Estefânia; a Conselheira Nacional de Saúde, Heliana Hemeotério ; e a secretária nacional de Relações do Trabalho da CUT, Graça Costa

Publicado: 02 Março, 2017 - 10h38

Escrito por: Déborah Lima

.
notice
.

Será aberto hoje, logo mais às 14 horas, em Curitiba (PR), o I Encontro Nacional do Coletivo de Saúde da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT). O evento reunirá secretários de Saúde do Trabalhador das federações filiadas, além de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate a Endemias (ACEs) de todo o Brasil.  

O encontro contará com as presenças da Conselheira Estadual de Saúde do Paraná e coordenadora da CIST no Estado, Olga Estefânia, do Sindsaúde/PR; de Heliana Hemeotério, Conselheira Nacional de Saúde e representante da ABGLT; e de Graça Costa, secretária nacional de Relações do Trabalho da CUT.

Também estarão nas mesas de debates o presidente da Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias (Fenasce), Fernando Cândido; o diretor da Federação dos Servidores Municipais da Bahia (Fetrameb), Ivando Antunes; e a psicóloga sanitarista Cláudia Lima, assessora do Sindicato dos Servidores do Município de São Paulo (Sinsep) e da Federação da categoria no Estado (Fetam/SP). 

Seminário discute realidade dos agentes de saúde 

Após a abertura oficial do Encontro, representantes de delegações de dez estados (SC, PR, RN, MS, MG, SP, MA, GO, AL e CE) participarão do Seminário ACSs e ACEs Nossa História, Nossas Conquistas e Nossa Luta. Agendado para às 14h30, o seminário discutirá o exercício profissional, a regulamentação da profissão, a Lei do Piso Nacional, aposentadoria especial e 14º salário. 

Às 17 horas, os participantes trocarão informações de todo o país, com a apresentação das experiências dos municípios de Abreu e Lima (PE) e São Paulo (SP), e levantarão propostas do segmento para o VI Congresso da Confetam/CUT, marcado para os dias 28, 29 e 30 de abril, em Recife (PE).

Na manhã da sexta-feira (3), a partir das 8h30, será a vez de debater as Conferências Nacionais de Saúde das Mulheres e de Vigilância em Saúde, previstas para o segundo semestre de 2017.

À tarde, às 14 horas, será avaliada a proposta de reformulação das Normas Regulamentadoras (NR), relativas à segurança e saúde do trabalho, e as implicações para os servidores públicos municipais. 

O evento, que ocorrerá Hotel Nacional Inn, encerrará às 18 horas do dia 3 de março.  

Serviço:

I Encontro Nacional do Coletivo de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Confetam/CUT

2 e 3 de março de 2017, em Curitiba (PR)

Hotel Nacional Inn - Rua Lourenço Pinto, 458, Centro

Programa:

Dia 2 de março (quinta-feira)

14h - Abertura

14h30 - Seminário ACSs e ACEs Nossa História, Nossas Conquistas e Nossa Luta: regulamentação da profissão, Lei do Piso Nacional, aposentadoria especial e 14º salário

Ivando Antunes, diretor da Federação dos Servidores Municipais da Bahia (Fetrameb) e ACE da base da Confetam em Salvador

Fernando Cândido, presidente da Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias (Fenasce/CUT) 

17h - Troca de experiências entre integrantes do Ramo e contribuições do segmento para o VI Congresso da Confetam/CUT

Apresentação das experiências dos municípios de Abreu e Lima (PE) e São Paulo (SP)

Dia 3 de março

8h30 - Conferências de Saúde da Mulher e de Vigilância em Saúde

Dra. Olga Estefânia, do Sindsaúde/PR, do Conselho Estadual de Saúde e coordenadora da CIST no Estado

Heliana Hemeotério, Conselheira Nacional de Saúde e representante da ABGLT

12 h - Almoço

14h - Proposta de reformulação das Normas Regulamentadoras e implicações para os servidores municipais

Graça Costa, secretária nacional de Relações do Trabalho da CUT

Cláudia Regina Lima, psicóloga sanitarista, assessora do Sindicato dos Servidores do Município de São Paulo (Sinsep) e da Federação da categoria no Estado (Fetam/SP)

18h - Encerramento