MENU

Fortaleza: pressão provocada pelo “Dia de Luta” leva prefeito a receber sindicatos

Na manhã desta quinta (18), entidades sindicais representativas dos servidores municipais realizaram o “Dia de Luta”. Os trabalhadores compareceram em peso à atividade em frente ao Paço Municipal.

Publicado: 18 Novembro, 2021 - 15h35

Escrito por: Thiago Marinho

Fetamce
notice
A comissão de representações laborais foi recebida pelo prefeito e secretários.

Na manhã desta quinta (18), entidades sindicais representativas dos servidores municipais realizaram o “Dia de Luta”. Os trabalhadores compareceram em peso à atividade em frente ao Paço Municipal, em Fortaleza. A pressão provocada pelos manifestantes levou o prefeito José Sarto (PDT) a negociar com as representações sindicais.

A comissão de representações laborais foi recebida pelo prefeito e os principais membros do secretariado da gestão. Os vereadores Gardel Rolim, líder do Prefeito na Câmara Municipal, e Didi Mangueira, ambos do PDT, também participaram. Entre as principais demandas do movimento: reajuste salarial, devolução dos 14% descontados dos aposentados e a apresentação da pauta da Campanha Salarial 2022.

A audiência com a gestão foi considerada positiva e teve como encaminhamento o agendamento de uma reunião técnica nos próximos dias para tratar da demanda pelo reajuste salarial. A cobrança é para que o prefeito anuncie o aumento antes de primeiro de janeiro. Também será realizada uma reunião específica para tratar da situação dos aposentados e pensionistas. Este outro espaço de diálogo contaria com a participação do Instituto Municipal de Previdência (IMP).

Além de entregar a pauta da Campanha Salarial do próximo ano, as entidades cobraram a realização de concurso público, a extensão da política de habitação para os servidores aposentados e a reestruturação dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) das diversas categorias.

Entidades sindicais como o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute), Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE) e Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) participaram do ato conjunto.

Com informações da Fetamce