MENU

CUT-MA realiza Encontro Estadual de Formação

Entre as ações a serem implementadas no próximo período está a ida da Escola Móvel para o estado em Agosto/14

Publicado: 09 Abril, 2014 - 00h00

Com o objetivo de debater e construir a estratégia de formação da CUT Nacional, Regional e Estadual frente à conjuntura atual, a CUT-MA realizou com o apoio da Escola Nordeste da CUT, nos dias 3 e 4 de abril, o Encontro Estadual de Formação.
O encontro teve como público alvo os diretores da CUT-MA e dirigentes das entidades filiadas à Central e aconteceu no Oásis, bairro do Anil.
Durante os dois dias foram discutidos de forma bem detalhada as conjunturas nacional e estadual e suas conseqüências para os trabalhadores e, claro, para o movimento sindical.
Para nortear e fortalecer os debates a organização do encontro buscou trazer palestrantes bastante qualificados para construir uma estratégia de formação com a perspectiva de criação e fortalecimento das Regionais da CUT de 2014/2015.
Estiveram presentes como palestrantes, o secretario Nacional de Formação da CUT, José Celestino; a Coordenadora da Escola Nordeste, Lucia Silveira. “O movimento sindical precisa antecipar-se as ações dos patrões e para isso precisa estar qualificado. Nesse sentido a CUT-MA tem buscado através da Secretaria de Formação promover cursos para os dirigentes sindicais formando quadros capazes de compreender a organização como o principal instrumento de luta em defesa dos seus direitos e na construção de um Brasil socialmente justo”, afirmou o secretário de Formação da CUT-MA, Valter Cezar Figueiredo.
No encontro além da avaliação e do balanço regional e nacional, também foram tirados encaminhamentos para o próximo período 2014/2015, como também os encaminhamentos para 14ª plenária estatutária. Dentro das ações a serem implementadas está prevista para a ida da Escola Móvel para o estado em Agosto/14, como também realizações de vários módulos de ORSB nas regiões abaixo:Cocais-Coelho Neto;TOCANTINA- AÇAILANDIA;BAIXO PARNAIBA- CHAPADINHA; METRPOLITANA- S.LUIS; PINDARÉ- SANTA INES ;MÉDIO MEARIM-BACABAL e REGIÃO SUL- BALSAS, ficando definido participação nas atividades(curso) regionais como NCC e DPPAR.
Dialogando com outras secretarias, está previsto cursos de formação para juventude, e realização do II Encontro Maranhense da Juventude e um curso sobre Gestão Sindical.
Estiveram presentes 102 participantes sendo 44 homens e 57 mulheres de 30 sindicatos filiados e duas federações, dentre os ramos presente: Rurais, Comércio e Serviços, Serv. Federais, Estaduais e Municipais, Processamento de dados, Ferroviários, Correios, Domésticos, Metalúrgicos, Urbanitários, CUT nacional, Estadual e Escola Nordeste.
Fonte: CUT Nacional