MENU

CUT lança campanha em defesa do serviço público nesta quarta (20)

O objetivo da ação é promover o debate e a luta contra os retrocessos promovidos pelo governo ilegítimo de Michel Temer.

Publicado: 19 Junho, 2018 - 12h34

Escrito por: CUT-DF

.
notice
.

Frente ao cenário de precarização imposto aos servidores públicos, a CUT lançará nacionalmente a Campanha Brasil Forte: Servidores Público e Estatais de Qualidade. O lançamento acontece nesta quarta-feira (20), a partir das 9h, em audiência pública sobre o tema, na Comissão dos Direitos Humanos do Senado Federal. O objetivo da ação é promover o debate e a luta contra os retrocessos promovidos pelo governo ilegítimo de Michel Temer.

De acordo com a secretária de Relações do Trabalho da CUT Nacional, Graça Costa, a campanha é regida por três pilares principais. O primeiro deles é a revogação da Emenda Constitucional 95, que congela por 20 anos os gastos públicos e investimentos nas áreas sociais.

Aprovada em dezembro de 2016, o projeto já produz efeitos negativos em relação aos direitos sociais e ao reajuste do funcionalismo público. “Esse fator é bastante preocupante, ainda mais para um país que estava avançando nas discussões por um Brasil decente, inclusivo e igualitário, e agora estamos em um caminho completamente contrário”, disse Graça.

Outro eixo da ação está centrado na defesa das estatais públicas e a serviço da sociedade. Para Graça, “é uma campanha muito forte contra as privatizações e a venda do patrimônio público”. Já o terceiro pilar pauta a valorização serviço público e das estatais.

“Precisamos ter um serviço público de qualidade que atenda as necessidades da sociedade. Para isso, é necessário que os trabalhadores tenham condições dignas de exercer suas tarefas. Isso envolve boas negociações coletivas que não retirem direitos e que não atentem ao que já foi conquistado”, afirma a dirigente.

Durante a campanha, estão previstas diversas atividades. A Central Única dos Trabalhadores encabeçará plenárias regionais por todo país para discutir com os movimentos sociais, políticos, populares e sociedade em geral sobre o tema. As ações ocorrem em junho e julho, e está prevista uma grande mobilização que será organizada em conjunto.