MENU

Curitiba: Trabalhadores da escola conquistam mesa permanente para avançar na carreira

Diálogo de hoje não avança, mas categoria se organiza para ocupar espaço e reivindicar pautas.

Publicado: 11 Julho, 2014 - 00h00

notice

Trabalhadores de escola tiveram mesa de negociação hoje com a Secretaria de Educação. Na pauta, doze reivindicações específicas. Frente aos avanços conquistados por educadores na isonomia com o magistério, trouxeram à mesa questões pendentes e já incorporadas pelos demais trabalhadores da secretaria. Infelizmente, apesar de sinalizar positivamente em relação às pautas, não houve avanços concretos e a gestão propôs nova mesa de negociação para o dia 6 de agosto às 16:00.
A maior divergência foi a criação da carreira de técnico escolar. Não há consenso entre sindicato e gestão. Entretanto, a representação do Sismuc contrapôs a negativa com o fato da mesma situação já ocorrer na Saúde, como é o caso de Auxiliares de Enfermagem e Saúde Bucal. A resposta, portanto, representou avanço em direção a um consenso, pois ficou acertado que haverá uma mesa de negociação permanente para tratar da valorização dos trabalhadores de escola.
A mesa permanente, maior conquista da agenda de hoje, representa a possibilidade de avançar na criação da carreira e do plano. Além disso, com o espaço permanente de negociação, será possível aprofundar o debate sobre os trabalhadores de escola na gestão municipal. Ainda, os representantes da Prefeitura sinalizaram positivamente a respeito da inclusão do Profuncionário no plano de carreira. Não se chegou a um acordo, mas a gestão apontou que a realização imediata do curso depende apenas da resolução de problemas administrativos no Instituto Federal do Paraná (IFPR), que ministra a formação.
Agora, é preciso mobilizar a categoria para que o programa esteja presente no plano de carreira. Falando em necessidade de mobilização, temas como a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais sem redução de vencimentos, isonomia no calendário escolar, aposentadoria especial, dimensionamento e capacitação específica foram abordados, mas sem atingir consenso. Eles serão debatidos novamente na mesa do dia 6 de agosto.
Para o Sismuc, é hora de organizar a base. Será preciso que a categoria se mantenha informada a respeito das pautas, converse com seus colegas e procure o sindicato e participe dos coletivos para conquistar as reivindicações.
Serviço
Coletivo dos Trabalhadores da Escola
Data: 6 de agosto
Hora: 19 hs
Local: Sismuc
Fonte: SISMUC