MENU

Confetam participa de lançamento de livro sobre a Democracia

Na noite desta quarta (27/07), aconteceu o lançamento do livro “Democracia e Direitos Humanos no Brasil: a ofensiva das direitas (2016 a 2021)”.

Publicado: 28 Julho, 2022 - 14h19

Escrito por: Thiago Marinho

Divulgação
notice

Na noite desta quarta (27/07), aconteceu o lançamento do livro “Democracia e Direitos Humanos no Brasil: a ofensiva das direitas (2016 a 2021)” com o debate “Forças Armadas, Polícias e Bolsonarismo: desafios para a luta democrática”, em São Paulo. O evento contou com a presença do secretário de Comunicação e Imprensa da Confetam/CUT, Célio Vieira.

Este segundo volume do livro é a continuação das reflexões feitas pela Secretaria Nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT sobre a origem e o desenvolvimento do “bolsonarismo”, uma análise que busca compreender as múltiplas faces desse pensamento conservador e reacionário que conquistou espaços na luta social e política do Brasil contemporâneo.

A publicação procura avaliar os desdobramentos do governo de Jair Bolsonaro, incorporando temas e assuntos 7 presentes nas várias Oficinas de Democracia e Direitos Humanos que foram realizadas nos últimos dois anos com dirigentes do movimento sindical cutista de todas as regiões do país.

Em seminários, encontros e oficinas, a Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, com apoio da Secretaria Nacional de Formação e da Secretaria Geral da CUT, ouviu as inquietações das lideranças que organizam o trabalho sindical na base, especialmente sobre o crescimento do número e da intensidade das agressões praticadas por indivíduos, grupos, organizações e/ou parlamentares bolsonaristas contra a militância popular e sindical, no campo, na cidade e na floresta.