MENU

Confetam lança documentário sobre os 20 anos da entidade

O registro resgata personagens históricos e a própria memória do processo de organização e fortalecimento do movimento sindical dos servidores públicos municipais do Brasil

Publicado: 18 Junho, 2020 - 11h48

Escrito por: Confetam

Confetam
notice

Ainda na década de 1990, representantes de organizações sindicais do ramo dos servidores municipais começam a discutir a necessidade de uma entidade representativa nacional da categoria. A mobilização, que contou com o apoio da Internacional dos Serviços Públicos (ISP) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), foi o estopim para a criação da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), que foi fundada em 18 de junho de 2000.

Toda essa história, que começa em um período de grande exploração e opressão para os funcionários públicos das cidades até os dias atuais, quando estes já gozam de alguns direitos e enfrentam o retrocesso na política nacional, é contada no Documentário “Confetam – 20 anos”, que será lançado hoje (18), às 18 horas, na página no Facebook (facebook.com/confetam) e no canal no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCw2E5aMbiqlX_TyQXiFLo_A) da Confederação.

O documentário tem direção e roteiro de Rafael Mesquita e edição de Fabricio Santos, além do apoio de Déborah Lima, Juliana Lima e Ivany Almeida.

O registro resgata personagens históricos e a própria memória do processo de organização e fortalecimento do movimento sindical dos servidores públicos municipais do Brasil, como as primeiras reuniões, passando por criação de federações, e todas as lutas e conquistas das duas décadas de atividades da organização.

“O vídeo vai deixar todos nós, todas nós, que fizemos parte desta luta, emocionados. A nossa história, a nossa resistência precisa ser contata e rememorada, para que os servidores municipais de hoje saibam que tudo que conquistamos foi por meio da luta. Para resistir contra todo o retrocesso fascista do momento, a história da Confetam e do nosso ramo precisa continuar. Parabéns para a nossa Confederação, que seguirá ativa até a batalha final”, resumiu Vilani Oliveira, presidenta da Confetam.

Serviço:

Lançamento do Documentário Confetam – 20 anos

18 de junho, às 18 horas

Onde assistir:

www.facebook.com/confetam

https://www.youtube.com/channel/UCw2E5aMbiqlX_TyQXiFLo_A