MENU

Confetam engrossa #24JForaBolsonaro por todo o Brasil

Dirigentes da entidade representaram os servidores municipais de todas as Regiões do país nos atos pelo impeachment do presidente genocida Jair Bolsonaro e pela derrota da Reforma Administrativa

Publicado: 27 Julho, 2021 - 17h59

Escrito por: Déborah Lima

.
notice
Manifestações de rua exigiram o impedimento de Bolsonaro e a derrubada da PEC 32

Nas cinco Regiões do país, diretores e diretoras da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) engrossaram as manifestações realizadas no último sábado (24) pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro por crime de responsabilidade. Os dirigentes também exigiram nas ruas a derrubada da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 32, que tramita na Câmara dos Deputados. A chamada Reforma Administrativa desmantela o Estado brasileiro para privatizar os serviços públicos.

Federações estaduais e sindicatos de servidores públicos municipais entraram firmes na campanha contra a PEC 32 e aproveitaram os atos do 4º #ForaBolsonaro para espalhar pelas cidades do Brasil faixas e carros de som explicando os prejuízos da Reforma Administrativa para a população.

Foi o caso da Paraíba, onde o Sindicato dos Servidores Municipais do Curimataú e Seridó (Sinpuc), em parceiria com a Confetam/CUT, preparou um spot para carro de som que circulou levando o recado e as bandeiras das duas entidades por sete cidades da Região: Olivedos, Pedra Lavrada, Nova Floresta, Picuí, Nova Palmeira, Baraúna e Frei Martinho. A presidenta do Sinpuc e vice-presidenta da Confetam/CUT, Cícera Batista, protestou em segurança. “Não importa o lugar do protesto. O importante é expressar o nosso Fora Bolsonaro!”, enfatizou a dirigente.

Em Natal (RN), a Confetam foi representada no #24JForaBolsonaro pela secretária de Formação Política, Wésia Sena, presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas (Sindspumc).

Em Nossa Senhora da Glória, no Sertão sergipano, o #24JForaBolsonaro reuniu trabalhadores do campo e da cidade, servidores públicos, jovens e mulheres. Manifestantes ocuparam as ruas do Centro do município contra o desgoverno genocida, negacionista e corrupto de Jair Bolsonaro. A Confetam foi representada no protesto pela secretária de Políticas Públicas Sociais, Itanamara Guedes, presidenta da Federação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Sergipe (Fetam/SE).

Em Salvador (BA), o ex-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Paulo (Sindsep/SP), Walter Takemoto, fortaleceu o #24JForaBolsonaro na Praça Campo Grande.

Em São Paulo, o secretário adjunto de Comunicação e Imprensa da Confetam e dirigente do Sindicato dos Servidores do Município (Sindsep/SP), Vlamir Lima, representou as entidades no #24JFora Bolsonaro. Os manifestantes também protestaram contra a Reforma Administrativa (PEC 32) e defenderam os serviços públicos como direito da população. Na Avenida Paulista, o Ramo dos Servidores Municipais CUTista foi representado pelas dirigentes nacionais da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Jandyra Uehara e Junéia Batista.

Em São Bernardo do Campo (SP), a Confetam participou do #24JForaBolsonaro representada pelo secretário de Comunicação e Imprensa da entidade, Célio Vieira, dirigente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Autárquicos do Município (SindservSBC). Os manifestantes também protestaram contra o prefeito Orlando Morando e contaram com o apoio do deputado federal Vicente Paulo da Silva na luta contra o presidente genocida. Por meio do secretário de Comunicação da Confetam, Vicentinho mandou um grande abraço para toda diretoria da entidade.

Em São José dos Campos, Zelita dos Ramos, secretária de Relações do Trabalho da Confetam e dirigente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserv) representou as duas entidades no #24JForaBolsonaro. Em Presidente Prudente (SP), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Município e Região (Sintrapp) marcou presença no #24JForaBolsonaro.

No Paraná, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sarandi (Sismus/PR) reforçou o #24JForaBolsonaro e a campanha nacional pela derrubada da PEC 32, que ameaça extinguir a estabilidade do servidor e acabar com os concursos para favorecer a contratação de apadrinhados de políticos e a privatização do serviço público.

Em Caxias do Sul (RS), a secretária de Assuntos Jurídicos, Silvana Piroli, representou a Confetam no #24JForaBolsonaro. Já no estado do Mato Grosso do Sul, a entidade foi representada pela diretora Dilma Gomes, presidenta do Sindicato dos Funcionários e Servidores da Prefeitura de Terenos (Sisemter).  

“A luta para derrubar Bolsonaro e derrotar a Reforma Administrativa é prioridade absoluta do movimento sindical dos servidores municipais. Por isso, nosso próximo passo é mobilizar a base e os dirigentes da categoria para participarem do Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Setor Público”, enfatiza a presidente da Confetam/CUT e do Sindicato dos Servidores Municipais de Criciúma (SC), Jucélia Vargas. 

Convocado pelo Fórum das Centrais Sindicais para os próximos dias 29 e 30, o Encontro Nacional do Setor Público construirá um plano nacional de mobilização conjunta dos servidores municipais, estaduais e federais para barrar a PEC 32. Saiba mais acessando o site: http://contrapec32.com.br/