MENU

Confetam discute o papel de negras e negros na construção da sociedade brasileira

Eventos no CE e RN promovem reflexão sobre a capacidade de resistência do movimento

Publicado: 27 Novembro, 2016 - 11h14

Escrito por: Confetam

.
notice
Câmara Municipal de Areia Branca (RN) sediou Seminário de Raça

Com o tema "Patrimônio, Educação e a Década Internacional dos Afro-descendentes: a África está viva nas Américas", o VII Memórias de Baobá, encontro de formação realizado, de 22 a 26 de novembro, pelo Núcleo das Africanidades Cearenses da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Estado (UFC), contou com a participação da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT).

A entidade foi representada na mesa de abertura pela secretária de Combate ao Racismo da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Ceará (Fetamce), Ninivia Campos. De caráter vivencial, o evento trabalhou a questão do patrimônio cultural e histórico da população negra.  

Pedagogia afrorreferenciada

Integrando o programa do encontro, também foi realizado o I Seminário Corpo-Dança Afroancestral, com foco no tema "Os Desafios e as Perspectivas para uma Pedagogia Afrorreferenciada.

As atividades ocorreram em dois locais: no Teatro Universitário da UFC e no Passeio Público, a mais antiga praça da cidade de Fortaleza. No local foi plantado, em 1910, um baobá. A árvore centenária, que simboliza a força da resistência africana e a luta dos negros no Brasil, foi abraçada pelos participantes do evento.  

Consciência Negra

Ainda em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a Secretaria de Raça da Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM/RN), em parceria com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Areia Branca (SINSPUMAB) e representantes das religiões de matriz africana, promoveram no dia 25 de novembro, o Seminário de Raça: Igualdade de Direitos e Oportunidades.

Realizado na Câmara de Vereadores do município, o seminário também contou com a presença da diretora da Fetamce, Ninívia Campos, representando a Confetam/CUT. "As atividades foram momentos de reflexão sobre o papel de negras e negros na construção da sociedade brasileira, sobre a nossa capacidade de resistência, e de dialogar sobre experiências exitosas de entidades que constroem a luta de combate ao racismo", avaliou Ninívia.