MENU

Confetam/CUT participa do 2º Congresso da Contram/ISP na Argentina

Nesta quarta (19), em Buenos Aires, a Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal das Américas (Contram) elegerá a nova direção, que ficará à frente da entidade nos próximos cinco anos

Publicado: 18 Junho, 2019 - 16h59

Escrito por: Redação Confetam/CUT

.
notice
Presidenta da Confetam, Vilani Oliveira representará a entidade no Congresso da Contram

A presidenta da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), Vilani Oliveira, embarcou nesta terça-feira (18) rumo à Argentina para participar do 2º Congresso da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal das Américas (Contram/ISP), agendado para esta quarta-feira (19), em Buenos Aires. 

O 2º Congresso da Contram/ISP integra as atividades promovidas na cidade pela Internacional de Serviços Públicos (ISP Interamérica), entre os dias 18 e 28 de junho. O ponto alto dos dez dias de encontro será a 12ª Conferência Regional Interamericana (IAMRECON), que ocorrerá entre os dias 20 e 29. 

Pauta 

Na pauta do 2º Congresso da Contram/ISP, estarão reflexões sobre a conjuntura política e econômica mundial e das Américas, construção de estratégias de luta e eleição da nova diretoria, que ficará à frente da entidade pelos próximos cinco anos. Atualmente a Contram/ISP é presidida pela secretária de Finanças da Confetam/CUT, Paula Leite, que encerra o mandato em agosto. 

A 12ª IAMRECON também debaterá a conjuntura para os trabalhadores públicos da América do Norte, Central e do Sul, e Caribe, que conta com 140 organizações sindicais oriundas de 35 países, representando um total de 3,3 milhões de trabalhadores filiados. A atividade terá o objetivo de elaborar um Plano de Ação para atuação do movimento sindical do setor, tendo como horizonte também as deliberações do último Congresso Mundial da ISP, que construiu a plataforma “O Povo acima dos lucros”.

Dirigentes de federações estaduais de servidores municipais de vários estados do Brasil,  entre eles Ceará (Fetamce), Rio Grande do Norte (Fetam/RN), São Paulo (Fetam/SP), Minas Gerais (Fetam/MG), Santa Catarina (Fetram/SC), além dos Sindicatos dos Servidores Municipais de São Paulo (Sindsep/SP) e de Blumenau (Sintraseb/SC), confirmaram presença no 2º Congresso da Contram/ISP.

Propostas 

Na 12ª IAMRECON, a presidenta da Fetamce, Enedina Soares, e a diretora executiva e representante da entidade no Comitê Executivo Interamericano da Internacional de Serviços Públicos (ISP), Socorro Pires, colocarão em debate propostas de emendas apresentadas no período de inscrição, que inclui adendos em pelo menos 15 eixos da tese para a Conferência Regional.

A Fetamce propõe três resoluções gerais: a primeira, chamada de “Brasil sob risco”, onde denuncia a crise política, institucional e econômica em que o país mergulhou desde o golpe de 2016 até a eleição de Bolsonaro, período em que o Estado vem sendo desmontado em nome do capital internacional; a segunda “Em defesa dos serviços e dos servidores públicos”, coloca que um dos grandes alvos do Governo Bolsonaro são os direitos fundamentais de servidores, a oferta de serviços públicos universais e o patrimônio público nacional; e a terceira proposta, com o título “Em defesa da liberdade do Lula”, delata à comunidade internacional que o ex-presidente Lula da Silva é um preso político no Brasil e a sua detenção faz parte do projeto de destruição dos direitos do povo brasileiro.

“Toda esta programação constitui uma rara oportunidade de estabelecer redes, fazer contatos e desenvolver parcerias para se trabalhar de maneira conjunta ao longo do próximo mandato dos Comitês”, destaca a presidenta da Fetamce, Enedina Soares.

Atividades

O 12ª IAMRECON será precedido por reuniões setoriais, entre 18 e 20 de junho - entre elas o 2º Congresso da Contram/ISP -, e outras atividades que ocorrerão a partir de 21 de junho, tais como os encontros dos Comitês Consultivos Subregionais (SUBRACs) de América Central, Países Andinos, Cone Sul e Brasil e seus dos respectivos Comitês Sub-regionais de Mulheres; Comitê Regional de Mulheres; e Comité Regional da Internacional Interamericano (IAMREC).

Com informações da Fetamce