MENU

Confetam/CUT fortalece Plenária Geral em Defesa dos Serviços Públicos

Plenária reuniu na CUT/DF centrais sindicais, representantes dos trabalhadores do serviço público e de diversas entidades. Confira o calendário de lutas.

Publicado: 17 Janeiro, 2020 - 15h37

Escrito por: Assessoria Confetam/CUT

Valcir Araújo
notice
Entidades reforçaram o calendário de lutas em defesa do serviço público

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) participou nesta quinta-feira (16) da Plenária Geral do Servidor Público realizada na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT/DF), em Brasília. A Plenária, que reuniu entidades representativas dos servidores públicos das várias esferas de governo, reafirmou o calendário de lutas em defesa dos serviços públicos. Entre as atividades do calendário, estão previstas mobilizações de rua e debates no Congresso Nacional.

Além da Confetam/CUT, representada pela assessora Ivany Almeida, também participaram da Plenária representantes da CUT, CONLUTAS, INTERSINDICAL, CSB, CONDSEF, CNTE, SINDSEP/DF, Sindicato dos trabalhadores dos Correios no DF, SINDSERCO/GO, Sindicato dos professores da UnB, CODEPLAN, SAE/DF, SINDIRETA/DF, SINDETRAN/DF, Federação dos Bancários, SINPAF, SINTFUB/UNB, Sindenfermeiro/DF, SINSPMAL/GO, Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, entre outros.

Disseminar a importância do serviço público

Representando a CUT/DF, Rodrigo Rodrigues iniciou explicando que o objetivo da Plenária seria encontrar formas de esclarecer a população sobre a importância da prestação dos serviços públicos, bem como definir estratégias para o calendário de lutas para o 1º trimestre de 2020 e organizar ações unificadas dos servidores públicos, dos trabalhadores de empresas públicas que correm o risco de privatização e de todos aqueles que tenham vínculo com a prestação de serviços públicos.

Pelo CONDSEF, Pedro Armengol ratificou o calendário de lutas, que prevê uma mobilização política para 24 de janeiro - Dia do Aposentado. Ele reforçou a importância da articulação com a Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público para o ato político do dia 12 de fevereiro, no Auditório Nereu Ramos, e a mobilização para os atos de 18 de março -  Dia Nacional de Lutas em Defesa do Serviço Público, Estatais, Emprego e Salário, Soberania, Defesa da Amazônia, Agricultura Familiar -, que unificarão todos os trabalhadores e organizações do setor público.

Representando a deputada Alice Portugal, uma das coordenadoras da Frente Parlamentar, Patrícia Coimbra confirmou a reserva de auditório da Câmara dos Deputados para a Audiência Pública do dia 12, às 9h, e se colocou à disposição para ajudar na divulgação e elaboração do formato da atividade. Foi sugerida também a realização de um ato político pela manhã com a presença das centrais sindicais e de parlamentares. A programação seguiria no período da tarde com palestras e debates sobre os danos causados pelo projeto fascista do desgoverno Bolsonaro ao serviço público.

Ana Paula Cusinato, secretária de Comunicação da CUT/DF, reforçou a importância de fortalecer a divulgação do Manifesto aprovado na Plenária Nacional e avaliou que a luta em defesa dos serviços públicos deve envolver toda a sociedade.

Confira o Calendário de Lutas em Defesa do Serviço Público

24/1 – Ato público em defesa da aposentadoria – Dia Nacional do Aposentado – 10h – Espaço do Servidor (Esplanada)

10/2 – Audiência Pública na Câmara Legislativa contra a privatização da CEB

12/2 – Audiência Pública em Defesa dos Serviços Públicos – 9h –Auditório Nereu Ramos (Câmara dos Deputados)

14/2 – Reunião dos servidores públicos do DF – 14h – CUT/DF

18/2 – Audiência Pública na Câmara Legislativa contra a extinção da Codeplan

25/2 – Carnaval – Bloco Vai Ter Luta

8/3 – Dia Internacional da Mulher

13/3 – Paralisações, mobilizações, protestos e greves em defesa dos serviços e das empresas públicas

18/03 – Dia Nacional de Paralisação Mobilização, Protesto e Greves.