MENU

Confetam/CUT fortalece luta pelos precatórios do Fundef no Ceará

Entidade participou, nesta quinta (29), da Plenária convocada pela Fetamce para discutir ações conjuntas pela destinação dos precatórios do Fundef aos professores e trabalhadores da educação.

Publicado: 29 Novembro, 2018 - 14h57

Escrito por: Déborah Lima

FETAMCE
notice
Vilani Oliveira e Ozaneide de Paulo representaram a Confetam/CUT na Plenária da Fetamce

A presidenta da Confederação dos Tralhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), Vilani Oliveira, e a secretária da Mulher Trabalhadora da entidade, Ozaneide de Paulo, prestigiaram nesta quinta-feira (29), em Fortaleza, a plenária convocada pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) para discutir o fortalecimento da luta pela destinação dos recursos dos Precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) para professores e trabalhadores das escolas.

Representantes de 100 municípios e vários advogados participaram do debate. Sindicalistas e assessores jurídicos traçaram um plano de ação conjunta, que incluirá audiência, no dia 04, com os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para pressioná-los a votarem contra o parecer do relator Itacir Todero, desfavorável à vinculação dos recursos ao pagamento dos professores; audiência pública na Assembleia Legislativa, no dia 10, com a participação da Fetamce, do Sindicato dos Servidores Públicos lotados nas Secretarias de Educação e de Cultura do Estado (Apeoc) e do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sindiute); articulação de uma Frente Parlamentar em defesa dos 60% dos recursos para os professores; realização de atos no TCE e criação de uma campanha de comunicação.

Recursos do Fundef provocam disputa de base

Em sua fala na Mesa de Abertura, a presidenta da Confetam/CUT parabenizou a direção da Fetamce pela iniciativa, que visa fortalecer as ações, traçar estratégias coletivas e fazer os devidos enfrentamentos junto aos gestores públicos e na Justiça.

"É necessário também pensar estratégias para barrar as disputas na base dos servidores municipais, onde a Apeoc vem, em função dos Precatórios, requerendo a representação da categoria, desrespeitando as nossas organizações, gerando grandes disputas e nos fragilizando. Além dos ataques que nossa organização vem sofrendo por parte dos gestores, ainda temos que enfrentar os ataques por parte de outra entidade que tenta, a todo custo, nos fragilizar", ponderou Vilani Oliveira.