MENU

Confetam/CUT e federações filiadas repudiam proposta do prefeito de Criciúma de lockdown sem salário

Por Decreto, o prefeito Clésio Salvaro (PSDB) propôs aos servidores públicos do município o “lockdown voluntário”. Ou seja, quem quiser aderir poderá ficar em casa, mas sem direito à remuneração

Publicado: 24 Março, 2021 - 15h07

Escrito por: Confetam/CUT

.
notice
.

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) e suas federações estaduais filiadas, que juntas representam mais de 800 sindicatos de servidores municipais e quase 1,5 milhão de trabalhadores de prefeituras de todo o Brasil, repudiam, de forma veemente, a postura do prefeito de Criciúma (SC), Clésio Salvaro (PSDB), autor de Decreto que institui no município a esdrúxula proposta do “lockdown voluntário”.

Na prática, o prefeito propôs aos servidores públicos do município um “lockdown sem remuneração”. Ou seja, quem quiser aderir poderá ficar em casa, mas sem direito a salário. Uma verdadeira excrecência, que obviamente não contou com a adesão de nenhum trabalhador da prefeitura.

Neste 24 de março, Dia do Lockdown Nacional da Classe Trabalhadora e de Mobilização em Defesa da Vacina e do Auxílio Emergencial, a Confetam/CUT e suas federações se irmanam às servidoras e servidores públicos municipais de Criciúma e à direção do sindicato da categoria (Siserp/CRR) para exigir do prefeito condições de trabalho e de segurança sanitária aos trabalhadores da prefeitura durante a segunda e mais grave onda da pandemia no Brasil.

Na data, denunciamos a proposta absurda de Clésio Salvaro diante do cenário da doença na cidade, que está com hospitais lotados e acumula o maior número de mortes registradas por Covid-19 entre os municípios da Região Sul de Santa Catarina. Pelo menos dois professores estão intubados e mais uma servidora morreu, na última segunda-feira (22).  

Em solidariedade às servidoras e servidores públicos de Criciúma e à população do município, a Confetam/CUT e suas federações exigem do prefeito Clésio Salvaro e dos respectivos titulares das Secretarias Municipais de Saúde e Educação a adoção imediata de uma política pública responsável, capaz de colocar a defesa da vida dos trabalhadores e dos munícipes acima dos interesses econômicos de determinados grupos. 

Fortaleza, 24 de março de 2021.

Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal e Federações Estaduais Filiadas - Confetam/CUT