MENU

Confetam/CUT divulga agenda nacional de lutas dos servidores e servidoras municipais

Atividades começam nesta quinta (18), Dia Nacional de Luta por Auxílio Emergencial, e terão como ponto alto o "Lockdown dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Defesa da Vida", convocado para o dia 24

Publicado: 16 Março, 2021 - 18h16

Escrito por: Déborah Lima

.
notice
.

A nova direção da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) só assume no dia 15 de maio, mas os dirigentes eleitos já estão mobilizados na construção da agenda nacional de lutas das servidoras e servidores públicos municipais CUTistas, que culminará em 1º de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras.

A agenda inicia nesta quinta-feira (18), Dia Nacional de Luta por Auxílio Emergencial de R$ 600,00 para Todes, segue no sábado (20), às 9 horas, com a reunião da Direção Nacional Ampliada da Confetam/CUT, e tem seu ponto alto na quarta-feira (24), data do Lockdown dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Defesa da Vida, convocado pela CUT, demais centrais sindicais e movimentos sociais.

Para marcar a data, a Confetam/CUT lança virtualmente, às 18 horas do dia 24, a Campanha Nacional dos Servidores e Servidoras Municipais por Vacina para Todes, com a participação das federações estaduais filiadas, sindicatos da categoria, representantes nacionais dos trabalhadores dos serviços públicos e demais convidados.

Dia Mundial por Vacina para Todes

Já o lançamento da Campanha da Confetam/CUT nos estados está previsto para 7 de abril, Dia Mundial por Vacina para Todes e pela Quebra das Patentes. Na data, também completam dois anos da prisão injusta do ex-presidente Lula, fato que deve ser lembrado pelas federações e sindicatos nos lançamentos estaduais.

O planejamento dessas ações está na pauta da reunião da Direção da Confetam/CUT deste sábado (20), que contará com a participação dos dirigentes eleitos para a Gestão 2021/2025 durante o último Congresso da entidade. Também estão na pauta a pesquisa Perfil dos Servidores Municipais, o levantamento das ações do dia 24 nos estados e municípios, a prestação de contas do 7º Congresso, contribuições para a Campanha Nacional de Mídia da CUT em Defesa do Serviço Público, entre outros itens.

Orientações para Lockdown dos Trabalhadores

A Confetam/CUT orienta federações e sindicatos de servidores municipais a reunirem as direções imediatamente e a convocarem assembleias para iniciar a construção da mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras da base para o lockdown do dia 24, enfatizando sempre que as ações deliberadas pela categoria devem ser executadas em condições de absoluta segurança contra a Covid-19

Para denunciar o genocídio do povo brasileiro pelo desgoverno Bolsonaro, que desdenha de quase 280 mil mortos pela pandemia no país e nega vacina à população, a entidade disponibilizará às entidades da categoria gravação de spot para carros de som circularem nas principais ruas e avenidas de municípios de todo o Brasil no dia 24 de março.

A agenda de lutas do Ramo dos Servidores Municipais CUTistas prossegue no dia 28 de abril, Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, culminando em 1º de Maio. Confira as atividades e agende-se!

Agenda nacional de lutas dos servidores e servidoras municipais:

18 de março, quinta-feira - Dia Nacional de Luta por Auxílio Emergencial de R$ 600,00

20 de março, sábado, às 9 horas - Reunião da Direção Nacional Ampliada da Confetam/CUT

24 de março, quarta-feira – Lockdown dos Trabalhadores em Defesa da Vida e lançamento virtual da Campanha Nacional dos Servidores Municipais por Vacina para Todes, às 18 horas

7 de abril – Dia Mundial por Vacina para Todes e pela Quebra das Patentes, com lançamento da Campanha Nacional da Confetam/CUT nos estados. Na data, completam dois anos da prisão injusta do ex-presidente Lula

28 de abril - Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho

1º de Maio – Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora