MENU

Confetam/CUT celebra Dia Nacional da Visibilidade Trans

Comemorada em 29 de janeiro, data foi instituída em 2004 para lembrar o ato de lançamento da campanha “Travesti e Respeito” junto ao Congresso Nacional

Publicado: 29 Janeiro, 2021 - 14h36

Escrito por: Confetam/CUT

CONFETAM/CUT
notice
.

A luta pelos direitos das pessoas trans no Brasil e no mundo ocidental tem se constituído, nas últimas décadas, em uma das formas de enfrentamento das violências de gênero. Em nosso país, a luta da população trans ganha um símbolo: o Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro. A data foi instituída a partir de 2004 para lembrar o dia em que pessoas trans e travestis foram à Brasília, pela primeira vez em ato organizado especificamente para tal, lançar a campanha “Travesti e Respeito”, junto ao Congresso Nacional.

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) tem participado ativamente dessa luta e dentre seus esforços encontram-se estratégias diversificadas que incluem debates e o fomento a iniciativas que promovem a igualdade de oportunidades no serviço público, de forma a garantir os direitos das pessoas trans servidoras públicas e das que desejam ingressar no funcionalismo municipal.