MENU

Confetam/CUT apoia Movimento Unificado dos Servidores Municipais do Rio de Janeiro

Entidade sugere a inclusão do dia 18 de março no calendário de lutas do MUDSPM em defesa do serviço público e dos trabalhadores do setor.

Publicado: 16 Janeiro, 2020 - 15h52

Escrito por: Sepe/CUT-RJ/Confetam

Sepe/CUT-RJ
notice
Reunião com representantes do movimento ocorreu nesta quarta (15)

O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe/RJ) participou, nesta quarta-feira (15), de reunião com representantes de entidades e lideranças do Movimento Unificado dos Servidores Municipais (MUDSPM) para discutir a mobilização do funcionalismo em torno de diversas questões de interesse dos servidores do município do Rio de Janeiro.

Na pauta, as mudanças na direção do PreviRio, estratégias de capitalização do fundo e a possibilidade de cobrança de cota extra dos servidores que recebem acima de um salário mínimo; a crise financeira da prefeitura, que pode representar uma ameaça para o pagamento em dia dos salários do funcionalismo; a paralisação da rede municipal do Rio, marcada para o dia 5 de fevereiro, a participação do MUDSPM no Ato pela Educação na porta da prefeitura; entre outras reivindicações dos servidores municipais do Rio de Janeiro.

A reunião decidiu ainda a construção de uma grande plenária no mês de março com a participação de parlamentares para explicar o que é o PreviRio e o lançamento de uma campanha de defesa do Instituto de Previdência do Município do Rio.

Confetam/CUT elogia estratégia de unir os servidores

A iniciativa de criar um movimento unificado em defesa dos servidores públicos municipais do Rio foi elogiada pela presidenta da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), Vilani Oliveira, que defende a unidade de ação dos trabalhadores na defesa do serviço público e dos direitos dos servidores.

“Foi nessa perspectiva que a Confetam integrou o processo de criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, que hoje conta com a participação de senadores, deputados federais e representantes de diversas entidades e centrais sindicais”, explica a dirigente.

18 de março: dia de luta em defesa do serviço público

Ela lembra que reunidas em plenária realizada em Brasília, as entidades representativas dos trabalhadores do serviço público elaboraram um calendário de atividades que terá como ponto alto a data de 18 de março - Dia Nacional de Paralisação em Defesa do Serviço Público e dos Direitos dos Trabalhadores. A presidente da Confetam sugeriu a inclusão da data no calendário de mobilizações do MUDSPM.

“Quero parabenizar a todas e todos os envolvidos na construção do MUDSPM. Criar movimentos unificados nos fortalece e dá maior visibilidade às lutas dos servidores públicos municipais, estaduais e federais em defesa dos serviços públicos. A Confetam/CUT se coloca à disposição para contribuir com o movimento”, concluiu Vilani Oliveira.

A próxima reunião do MUDSPM está agendada para o dia 30 de janeiro, às 17h, em local a ser definido.

Edição: Déborah Lima