MENU

Centro de Fortaleza será palco de atos pela Democracia e contra o Golpe

Manifestações estão marcadas para a tarde de quinta-feira (31) e manhã de sábado (02/04), na Praça do Ferreira, com a presença do ex-presidente Lula.

Publicado: 29 Março, 2016 - 17h05

Escrito por: Fetamce

Fábio Lima
notice
Milhares de manifestantes ocuparam as ruas da Capital do Ceará em ato no dia 18

No próximo dia 31 de março, trabalhadores, trabalhadoras e estudantes cearenses voltam a se reunir em novo ato em defesa da democracia e contra o golpe. Parte da Jornada Nacional pela Democracia, a manifestação será realizada a partir das 15h, na Praça da Bandeira.

Organizada pela Frente Brasil Popular, as atividades acontecerão simultaneamente nas principais capitais brasileiras. A FBP reúne entidades dos movimentos sociais e sindical, coletivos e partidos políticos.

O grupo reforça que o atual momento político exige unidade e mobilização para barrar a ofensiva da direita golpista, que têm ao seu lado a mídia tradicional.

Além da atividade desta quinta-feira, será realizado grande ato no sábado (02/04), na Praça do Ferreira, que receberá o ex-presidente Lula da Silva. Com programação prevista para começar a partir das 9h. Lula iniciou uma sequência de viagens em capitais brasileira com o objetivo de angariar apoio contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).

Impeachment ou Golpe?

O Impeachment é um mecanismo previsto na nossa Constituição, o presidente só pode sofrer tal sanção após comprovação de crime de responsabilidade.

Entretanto, a presidenta Dilma não é acusada de nenhum crime. O processo de impeachment em andamento acusa a gestão da presidência da república de uso de “pedaladas fiscais”. Pedaladas fiscais são atrasos no repasse do Tesouro a bancos públicos encarregados da operação financeira de alguns programas sociais. Pode-se argumentar que é uma maneira de cumprir artificialmente o orçamento, mas não é crime de responsabilidade.

Sendo assim, o processo em andamento é um golpe contra a democracia. Seus articuladores, em sua grande maioria, são investigados e réus em processos. Na comissão do impeachment são 34 investigados pelo Supremo Tribunal Federal. Caso aprovada, a votação irá para a Câmara dos Deputados onde 271 deputados enfrentam acusações que vão da fraude ao homicídio. Contra Dilma não há absolutamente nada!

Além disso, os integrantes dos movimentos contra o golpe avisam que a insatisfação com o governo ou não gostar da presidenta não é motivo legal para o impeachment. A legalidade do seu mandato é baseada na nossa própria constituição e foi legitimamente conquistado nas eleições de 2014, com mais de 54 milhões de votos. Não ganhando nas urnas, a oposição quer chegar ao poder pela via ilegal. Pelo golpe.

Agenda

Jornada Nacional pela Democracia

Dia 31 de Março (quinta-feira)

Concentração a partir das 15 horas, na Praça da Bandeira (Centro), com caminhada até o Dragão do Mar

Ato show com Lula

02 de Abril (sábado)

Às 9h, na Praça do Ferreira

Foto: Fábio Lima (O Povo)