MENU

CE: Confetam participa do X Congresso da Fetamce

Jucélia Vargas, presidenta da Confetam/CUT, destacou os desafios da classe trabalhadora no ano de 2022.

Publicado: 04 Julho, 2022 - 12h45

Escrito por: Thiago Marinho

Divulgação
notice
O Congresso teve programação presencial no último sábado (02/07)

Na abertura da programação presencial do X Congresso da Fetamce, no último sábado (02/07), Jucélia Vargas, presidenta da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), Wil Pereira, presidente da Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE), e Graça Costa, secretária licenciada de organização sindical da CUT Brasil, junto à presidente da Fetamce, Enedina Soares, destacaram os desafios da classe trabalhadora no ano de 2022.

Pela Confetam/CUT estiveram também presentes o secretário de Saúde do Trabalhador, Oldack César, e a secretária de Combate ao Racismo, Vilani Oliveira.

“Hoje é um dia para exaltarmos a nossa luta, que foi árdua nos últimos anos, e nos prepararmos para o que vem nos próximos meses. Depois de dois anos de pandemia, nos encontrarmos presencialmente fortalece na organização e união das nossas bases. Parabéns Fetamce pelo congresso”, elogiou Jucélia Vargas, presidenta da Confetam/CUT.

O ponto alto do último dia do X Congresso Estadual da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), foi a eleição da nova diretoria da entidade, que irá comandar a luta dos ramo dos servidores públicos municipais pelos próximos quatro anos.

Enedina Soares, servidora de Fortaleza e Caucaia, foi reconduzida ao cargo de presidente da organização. O Congresso teve como tema “Pra Renascer a Democracia e Renovar a Luta!” e aconteceu no auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE). Nos dias anteriores, a atividade se deu de modo online, via Plataforma Zoom.

Os sindicatos de municipais presentes no evento, assim como professores universitários, parlamentares municipais, federais e estaduais, lideranças e entidades sindicais parceiras e funcionários e assessores da Fetamce receberam certificados que reconheciam o papel destes no apoio e fortalecimento da luta da Federação e entidades filiadas.

Na sessão de lançamentos, espaço para o documentário “Década Fetamce”, que contou a trajetória da Federação nos últimos 11 anos, e a apresentação de mais uma edição da tradicional Revista F, que desta vez traz como manchete: “São tempos de resistência em defesa do serviço público e dos servidores municipais”.

“A publicação foi produzida com um apanhado das lutas e movimentos da Fetamce dos últimos anos e não foram poucos. É um documento histórico que se confunde com a história do Ceará e do Brasil no campo do sindicalismo”, declarou Lea Filgueira, secretária de Comunicação da Fetamce.