MENU

CE: Confetam/CUT estará presente na Parada pela Diversidade

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) estará presente na XXI Parada Pela Diversidade Sexual do Ceará.

Publicado: 03 Agosto, 2022 - 15h22

Escrito por: Thiago Marinho

Divulgação
notice

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) estará presente na XXI Parada Pela Diversidade Sexual do Ceará. O evento acontecerá na tarde deste domingo (07/08), quando milhares de pessoas ocuparão a Avenida Beira Mar, em Fortaleza (CE). 

Neste ano, o tema é “Viva e nas ruas: voto contra o fascismo e a Lgbtifobia” e trará a reflexão do contexto de crescimento do conservadorismo e do fascismo na atual conjuntura política. O evento também soma com a Parada do Orgulho LGBTI de São Paulo, realizada em junho deste ano, e que pautou “Vote com Orgulho: por uma política que representa”.

"A expectativa é que seja bem grande. A parada não é só uma festa, é um momento de desabafo, de pedir democracia, e as pessoas estão sedentas por se manifestar. Precisamos não só de um presidente democrata, que tenha olhos para a inclusão, mas de um Parlamento melhor, que represente a comunidade LGBTQIA+”, ressaltou Sueli Adriano, secretária LGBTQIAP+ da Confetam/CUT que estará na Parada, em Fortaleza.

Seminário, feira e ato-show

Amanhã (04/08), será realizado um seminário no Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (ADUFC), no qual uma mesa redonda discutirá o tema do evento. Participarão do debate a travesti e socióloga Amanda Félix, a professora doutora Monalisa Soares (UFC) e o jornalista, pesquisador, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce) e assessor de imprensa da Fetamce, Rafael Mesquita.

No dia 6 de agosto, sábado, duas atividades marcarão a programação da Parada: a realização da Feira Empreendedora LGBTI+, no Largo dos Tremembés, em frente ao Estoril, na Praia de Iracema, e o ato-show alusivo ao Dia Municipal da Consciência LGBTI+, com apresentações e manifestações artístico-culturais.

Já no dia oficial do evento, no dia 7 de agosto, a Parada terá concentração em frente ao Hotel Beira Mar, a partir das 15 horas. O desfile ocorrerá pela avenida Beira Mar e tem previsão de ir até as 22 horas, encerrando próximo ao aterro da Praia de Iracema.

A Parada pela Diversidade Sexual do Ceará é realizada anualmente pelo Grab desde 1999. Sobre esquemas de trânsito e segurança da edição deste ano, bem como as atrações do desfile, serão divulgados em breve.