MENU

Assessora da Confetam é homenageada no Dia do Jornalista

Homenagem da Assembleia Legislativa do Ceará será entregue hoje, no Plenário da Casa

Publicado: 07 Abril, 2017 - 13h07

Escrito por: ALEC

.
notice
Déborah Lima é ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas no Ceará e diretora da FENAJ

A assessora de Comunicação da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), Déborah Lima, será uma das homenageadas pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, que realiza hoje, às 18 horas, no Plenário da Casa, sessão solene em comemoração ao Dia do Jornalista. Déborah, que é ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais (Sindjorce) e diretora de Negociação Salarial, Mobilização e Direito Autoral da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), será agraciada em função dos relevantes serviços prestados à categoria no estado e no país.

A solenidade é uma iniciativa dos deputados Bruno Pedrosa (PP) e Leonardo Araújo (PMDB). Bruno Pedrosa lembra que o Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), como uma homenagem a Giovanni Battista Líbero Badaró, importante personagem na luta pelo fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil. Líbero Badaró foi médico e jornalista e morreu assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo.

“O movimento popular gerado pelo assassinato de Líbero Badaró levou D.Pedro I a abdicar do trono no dia 7 de abril de 1931, deixando o lugar para seu filho D.Pedro II, que tinha apenas 14 anos”, informa o parlamentar.

Em 1931, 100 anos após o acontecimento, a data foi instituída pela Associação Brasileira de Imprensa como o Dia do Jornalista.

Durante a solenidade, 12 jornalistas vão ser homenageados com a entrega de placas. Além da assessora de Comunicação da Confetam/CUT, também serão homenageados o presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Salomão de Castro, e Maria Adísia Barros de Sá, Conselheira Superior da Associação Cearense de Imprensa. José Edilmar Norões Coelho, ex-diretor do Sistema Verdes Mares, e Henrique Júnior de Morais, produtor e diretor geral da TV Liberty, do município de Redenção, vão receber homenagens "in memorian".