MENU

Após a convocação de greve, Prefeitura de Batayporã se compromete a pagar salários atrasados

Com o acordo, o Sindicato dos Servidores (Sinsemb) conquista uma vitória importante para o funcionalismo público municipal.

Publicado: 12 Setembro, 2018 - 11h44

Escrito por: Sérgio Souza Júnior CUT/MS

ARQUIVO
notice
José Martucci, “o Duda”, é presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Batayporã

Este problema vem se arrastando desde o final de 2016, a situação se agravou novamente nesta semana, com o anúncio do início da greve dos trabalhadores convocada para esta quarta-feira (12).

Após muita tensão, as negociações entre o Sinsemb (Sindicato dos Servidores Municipais de Batayporã/MS) e a Prefeitura do município, produziram um acordo para evitar o movimento grevista.

“Nós conseguimos uma vitória parcial, o prefeito Jorge Takahashi se comprometeu a pagar ainda hoje o salários dos servidores que ganham até R$ 2.000,00, que são a ampla maioria. Quem ganha acima deste valor receberá até o dia 20 deste mês”, disse José Martucci (o Duda), presidente do Sinsemb.

Dilma Gomes, secretária-geral da CUT-MS, presidenta da FETAM-MS (Federação Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras no Serviço Público Municipal) e diretora da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), informou que vem acompanhando toda esta situação desde o ano passado. “Somos solidários a todos os servidores e servidoras municipais nesta luta, os trabalhadores não tem culpa da situação e não merecem ter seus salários atrasados”.

A dirigente sindical também destacou a atuação do presidente do Sinsemb, José Martucci, “o Duda”, e sua diretoria neste histórico de lutas acumuladas contra a perda de direitos. “Agora esperamos que o prefeito cumpra realmente com o acordo, pois os atrasos de salário não podem continuar”, afirmou Dilma.  

Para Vilson Gregório, secretário de Finanças da CUT-MS, “foi graças à luta dos servidores e do sindicato que foi possível chegar a um acordo nesta situação. Parabéns ao presidente do Sinsemb, o Duda, pelo seu empenho e pela decisão de denunciar o atraso salarial. Se tivesse ficado quieto, dificilmente teria ocorrido um acordo” disse.

Vilson também reforçou “que o sindicato e seu presidente podem continuar contando com a CUT se precisar”, o dirigente lembrou da importância do vídeo recente gravado pelo Duda, que expôs a situação nas redes sociais.

Segundo informações do Sinsemb, são aproximadamente 500 servidores públicos municipais, atingidos pelos atrasos dos salários.

Antecedentes

Segundo informação do sindicato, os atrasos salariais vem acontecendo desde o final do ano de 2016.

Já em novembro de 2017, José Martucci ocupou o microfone da Câmara de vereadores de Batayporã, cobrando que os salários fossem pagos até o 5ª dia útil, conforme a legislação municipal.

Com as idas vindas desta situação, em 2018 o sindicato recorreu à justiça para garantir o direito dos trabalhadores.

Após negociações realizadas em janeiro deste ano, envolvendo o Ministério Público, o Sindicato e a Prefeitura, foi celebrado um acordo entre as partes.

Mas no mês de junho, a prefeitura voltou a atrasar salários, descumprindo assim o acordo.

Cansados desta situação, o Sinsemb convocou a greve já aprovada pela categoria em Assembleia.

O movimento teria início no dia 12, quarta-feira, sendo suspensa quando o prefeito Jorge Takahashi se comprometeu a pagar salários atrasados dos servidores municipais.