MENU

Aniversário de 27 anos do Sindsep

O dia 4 de julho é muito importante para nós porque comemoramos o dia da fundação do Sindsep (4 de julho de 1987)

Publicado: 07 Julho, 2014 - 00h00

 São anos de luta em defesa dos trabalhadores municipais. Temos profundo orgulho de ver o resultado das primeiras reuniões com valorosos companheiros.
No começo era tudo mais difícil, a organização era realizada sem qualquer recurso, não tínhamos Sede. No entanto, as lideranças da época que hoje devem ser reverenciadas, tiveram todos os esforços recompensados. Somos um dos mais importantes sindicatos de servidores municipais do mundo, o maior no Brasil.
Os avanços da fundação se refletem nas conquistas. Aumentamos muito a participação dos trabalhadores e temos uma entidade forte e reconhecida, seja juridicamente, seja politicamente. Temos uma entidade com uma estrutura importante, seja do ponto de vista física, seja nos estudos apresentados e praticados pelas assessorias.
Ganhamos ações que representam os trabalhadores em todos os momentos. Lutamos por melhores salários insistentemente. Prefeito vai, prefeito vem e estamos aqui fortes e unidos. Não é fácil. Não conseguimos nada de mão beijada. Precisa de luta, de greve, de mobilização. Mas conquistamos, e como conquistamos.
Quando possível negociamos e mostramos que as pautas dos trabalhadores são cada vez mais complexas. Além do salário, incluímos ao longo dos anos: trabalho digno, fim do assédio moral, respeito (questão LGBT, gênero, racial, juventude, aposentados, direitos humanos), licença gestante, valorização do servidor, entre tantos outros temas.
Amadurecemos e um bom exemplo disso é o nosso Centro de Formação. Inaugurado em 2013 pretende qualificar cotidianamente dirigentes e trabalhadores para o enfrentamento contra qualquer forma de opressão aos servidores.
Neste aniversário temos muito a comemorar e relembrar que o sindicato é cada um dos seus filiados. Parabéns a todos. Parabéns Sindsep.