MENU

A CONFETAM/CUT se manifesta: NÃO À GUERRA!

Diante da conjuntura internacional e a batalha no continente Europeu, a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) vem se manifestar contra a guerra.

Publicado: 15 Março, 2022 - 09h39

Escrito por: Thiago Marinho

Divulgação
notice
O resultado de toda essa disputa são as mortes de pessoas da classe trabalhadora.

Diante da conjuntura internacional e a batalha no continente Europeu, a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) vem se manifestar contra a guerra.

Com a continuação do sistema capitalista e a barbárie que se instala em diversos países, a crise social, política e econômica vem se aprofundando e coloca o povo em uma situação difícil de sobrevivência.

A guerra na Ucrânia é resultado da tensão entre Putin e Biden, que está à frente da OTAN. Esta que vem avançando no seu projeto de expansão de interesses do mercado no Leste Europeu e que pretende isolar a Rússia, que por sua vez, com sua oligarquia, pretende extinguir a Ucrânia do mapa.

O resultado de toda essa disputa são as mortes de pessoas da classe trabalhadora e os reflexos e prejuízos já podem ser vistos em diversos países. Nem o povo russo e nem o povo ucraniano querem a guerra. Por isso, exigimos a retirada das tropas da Ucrânia e a garantia dos direitos da população. Não à anexação, autodeterminação dos povos.

Putin representa a oligarquia capitalista e não tem interesse em libertar o povo russo do capital e a OTAN também não é a saída para os povos, pois tem interesse em expandir a lógica militar e de mercado.

O que está em jogo com esta guerra é o mercado de gás no continente europeu, que por um lado está nas mãos de Putin e que a partir da atuação da OTAN está disposto a disputar o território para ofertar o gás natural liquefeito dos Estados Unidos. Em outra parte, também se vê imperialismo investindo na industria de armas e motivando a militarização dos países, resultando em um aumento do armamento nos países em benefício do mercado e contra a população trabalhadora.

A classe trabalhadora precisa romper com a exploração do capital e para isso se faz necessário uma grande mobilização mundial, preservando a independência da classe dos trabalhadores e da Confetam/CUT, junto a todos os trabalhadores municipais do país para se engajarem na luta contra a guerra que não interessa aos povos.

NÃO À GUERRA!

PELA RETIRADA IMEDIATA DAS TROPAS RUSSAS DA UCRÂNIA!

CONTRA A GUERRA GERADA PELO IMPERIALISMO!

NENHUMA ANEXAÇÃO!

DEFESA DA  AUTODETERMINAÇÃO DOS POVOS!

CONTRA O SISTEMA CAPITALISTA QUE LEVA À BARBÁRIE!

OTAN E PUTIN TIREM AS MÃOS DA UCRÂNIA!

 

Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT)