MENU

18/5: Dia Nacional da Luta Antimanicomial

No dia 18 de maio comemora-se o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, e apesar de sabermos que essa é uma luta diária, é importante localizarmos um dia para concentrar manifestações e reflexões.

Publicado: 18 Maio, 2022 - 12h09

Escrito por: Thiago Marinho

Divulgação
notice
A data nos faz relembrar o Movimento da Reforma Psiquiátrica iniciado na década de 70.

No dia 18 de maio comemora-se o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, e apesar de sabermos que essa é uma luta diária, é importante localizarmos um dia para concentrar manifestações e reflexões para fortalecermos essa causa.

A data nos faz relembrar o Movimento da Reforma Psiquiátrica iniciado na década de 70, quando acontecia a Conferência Nacional de Saúde Mental no Brasil, resultado da mobilização do movimento e fundamental para as mudanças que experimentamos hoje.

As reformas ocorridas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) conferiram novo sentido ao tratamento, deixando para trás um passado de violações de direitos humanos e abusos contra pacientes que ocorreram naqueles manicômios. Essas alterações geraram, por exemplo, uma rede de serviços com equipe multiprofissional. As maiores mudanças ocorrem após a Constituição de 1988 e o início dos anos 1990.

Sabemos que temos que avançar e superar muitos paradigmas para um cuidado integral ao usuário da saúde mental. Contudo, essa luta reforça que o isolamento, os manicômios e os maus tratos NUNCA MAIS!!!